x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 11.183

Acerto na contabilidade

Laura Silva

Laura Silva

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 18 abril 2007 | 17:07

Boa Tarde!
Pessoal, gostaria que me ajudassem em um problema......Uma empresa Lucro presumido, no inico do ano de 2006 a empresa nao controlava exatamente o seu financeiro portanto nao tinha um saldo exato em seu caixa! No final do ano passou-se a controlar todo o departamento financeiro e assim começaram a controlar o caixa, porem o valor no caixa real em 31-12-2006 não é o mesmo que o valor da conta caixa na contabilidade, esta diferença é muito alta! Qual o lançamento que eu poderia fazer para acertar esse saldo da conta caixa e deixa-la exatamente com o valor real? Se houver....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 19 abril 2007 | 07:25

Bom dia Laura,

Se a diferença está unicamente entre o saldo do Caixa Contábil e o saldo do caixa "real" representado pelas disponibilidades em espécie existente na empresa, não há que se falar em "lançamento para acerto" na contabilidade. Mesmo porque o saldo contábil se fundamentou em documentos idôneos e o fisco terá como base a contabilidade e não o que você chama de "Caixa Real".

No entanto, se a referida diferença está comprovadamente na contabilidade o problema é bem mais sério, mas ainda assim não é com um "lançamento de acerto" que vão ser corrigidas as distorções.

Você terá que fazer um levantamento minucioso que indique exatamente o que deixou de ser contabilizado (se despesas ou receitas) e refazer a contabilidade. Naturalmente o registro de receitas que deixaram de ser contabilizadas implicará em aumento de tributação além das demais alterações tais como, refazimento dos livros, declarações já entregues e etc.

Se o saldo contábil é menor, significa venda sem cobertura de Notas Fiscais e distribuição disfarçada de lucros. Considerando que o Caixa (assim entendido também o movimento bancário) é o principal indicador de sonegação, é justamente nesta conta que se iniciam todas as fiscalizações.

Se a diferença é significativa (como você afirma) é imperativo que tais correções sejam feitas o mais rapidamente possível, pois o risco fiscal existe e a responsabilidade do contabilista inegável.

Se persistirem dúvidas, entre em contato.

ANDERSON DE OLIVEIRA

Anderson de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 17:11

bom gostaria q vcs me mandassen algo sobre o departamento pessoal estou começando na area agora e tenho muitas duvidas ainda e o q vcs poder me mandar ficarei muito ms muito grato msm desde de já o meu agradecimento

Anteciosamente Anderson
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 22:18

Olá Anderson, clica aqui e baixa o arquivo sobre Departamento Pessoal e boa sorte.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
ANDERSON DE OLIVEIRA

Anderson de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 16 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2007 | 13:39

bom galera primeramente quero agradecer a vcs porq me mandaran um materia sobreo departamento pessoal maravilhoso viu uma apostilha execelente muito obrigado msm de coração agora queria um outro favor de vcs claro se for possivel e q fez alguns estudo na apostilha queria se vcs pudesse e claro q me mandassen alguns exercicio sobre o departamento pessoal pra min responder e min aperfeiçoar ms na aréa tipo exercicio sobre registro de empregados, folha de pagamento, etc. intaum e isso muito obrigado novamente e se tiver como vcs me ajudaren ficarei muito grato novamente ms se não tiver como muito obrigado assim msm ate ms e uma boa tarde a todos vcs ....

Anteciosamente Anderson
Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 11:32

Prezado Saulo, primeiramente parabens pela imensa contribução que voce presta aos usuarios desse forum, realmente e de se orgulhar. A respeito do topico de nossa amiga Laura gostaria de tirar algumas duvidas parecidas com a dela. Assumimos a contabilidade de uma empresa a 2 meses e sera instalado um software ERP na empresa. Segundo os consultores desse programa o saldo na contabilidade deve ser igual ao do financero da empresa. Ai que esta o problema. Qualdo no primeiro mes ja identificamos que nenhum saldo bate. O que o cliente possui na empresa controle interno deles (clientes, fornecedores, bancos), nada bate com a contabilidae. Existem diferenca (algumas exorbitantes), tanto para mais quanto para menos. Como devemos proceder para efetuar os ajustes?

Abraço

Carlos.

Leonardo Mateus

Leonardo Mateus

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 08:28

Trabalho em uma construtora, de contador. Alem da construtora, o grupo resolveu montar um empreendimento, e para isso abre uma incorporadora para cada prédio.
Duvidas.
1 - Esta correta em abrir uma Incorporadora SPE para cada prédio?
2 - A apuração de impostos da Incorporadora SPE é sobre regime de caixa. Minha duvida é seguinte, contabilizo toda compra na conta de estoque no ativo, depois faço da seguinte calculo pra chegar no custo realizado.

Valor Recebido 200.000,00 = 3,13
Valor da Rec Diferi 6.400.000,00

Estoque 4.800.000,00
Total da Unidade 21
Custo Unitario 228.571,43


Custo Diferido 670.700,00
Indice de Apropriação 3,13%
Total Custo Realizado 20.992,91 no mês

Faço os seguintes lançamentos

D - Custo Diferido
C - Realização do Custo - Estoque Ativo em construção
h- Estou dando baixa no estoque
valor 228.571,43

D - Custo Realizado
C - Custo Diferido
20.992,91

Valdirene Moraes

Valdirene Moraes

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 11:01

Bom dia,
Solicito-lhes um auxílio, pois tenho um problema com relação ao parcelamento Refis4. Ocorre que, na contabilidade da empresa lucro presumido estava lançado um saldo devedor do refis, e com as amortizações o mesmo foi zerado. Atualmente, existe saldo deste refis que foi transferido para o novo parcelamento Refis4, o qual não sabemos o saldo devedor atual, pois a receita ainda não consolidou, e a empresa está fazendo os pagamentos mensalmente de acordo com o informado pela receita. A pergunta é, como faço para regularizar este passivo?
Desde já agradeço pela atenção.

NOTA DA MODERAÇÃO:
Postagem deve ser feita na sala "Legislação Federal"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.