x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.829

Mapeamento financeiro - Centros de Custo

Gustavo Guercio Fernandes

Gustavo Guercio Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 19:29

Boa tarde a todos,
Estou fazendo o planejamento de uma empresa de hotelaria de esportes radicais, vale ressaltar que eu só um dos donos dela. A própria empresa constrói a infraestrutura para atender os seus clientes. Tenho todos os gastos e receitas cadastrados em uma tabela em um banco de dados, as receitas são irrisórias perto dos gastos, pois a infra está terminando de ficar pronta esse ano e aí que poderemos estar recebendo as pessoas de fato.

A questão é a seguinte, eu estou fazendo uma espécie de mapeamento financeiro onde eu estou criando a estrutura dos centros de custo que temos hoje. Tenho as entidades principais que são CUSTOS FIXOS (energia elétrica, funcionários, internet, impostos e telefone, etc ...), INFRAESTRUTURA (áreas para a prática dos esportes, projetos, cursos, bangalôs, área verde e etc ...) E cada subitem desses tem seus filhos, por exemplo, encanamento, rede elétrica e agrofloresta são filhoes de Área Verde. Minha dúvida é a seguinte : Aonde entra o gasto com a compra do terreno, ferramentas e máquinas que nós fizemos ?? Estou fazendo uma aplicação que irá plotar um gráfico de despesa de todos os centros de custo mensalmente em cada ano, se vc clicar em uma coluna desse gráfico ele irá lhe mostrar os gastos de cada filho desse item, por isso preciso de um mapeamento bem feito para que tudo esteja em concordância. Desde já agradeço a ajuda de vcs !!!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 09:46

Bom dia Gustavo,

O gasto com aquisição do terreno, ferramentas e máquinas não devem ser computados como custos ou despesas, pois trata-se de investimento.

Como tal, devem ser "alocados" na conta Ativo Imobilizado, no grupo Ativo Não Circulante.

Nestes termos, as aquisições não farão parte de centros de custos específicos, entretanto a depreciação das máquinas e ferramentas pode (e deve) ser rateada entre os centros de custo onde forem utilizadas.

...

Gustavo Guercio Fernandes

Gustavo Guercio Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 13 anos Domingo | 16 janeiro 2011 | 11:28

Bom dia Saulo,

Primeiramente, obrigado pela atenção. Fiquei somente com uma dúvida, ao lançar o valor do terreno e as máquinas como Ativo Não Circulante, depois eu ainda lanço a depreciação das máquinas em cada centro que ela for utilizada ??
Sendo assim as máquinas e ferramentas irão ficar com entradas duplicadas.

Só confirmando, não existe a depreciação do terreno, pois no meu ver o terreno valoriza não é ??

Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.