x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 988

venda de imobilizado

ELIAS MARTINS DA SILVA

Elias Martins da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 21 janeiro 2011 | 17:02

o veiculo foi vendido em 2007 por um valor menor do que comprado, lancamento efetuado na conta receita de imobilizado, porem o mesmo nao foi baixado do imobilizado, como faço para baixar no agora em 2011.

lancamento na venda

BANCO (DEBITO)
RECEITA DE IMOBILIZADO (CREDITO)

lancamento para baixar o imobilizado

BAIXA DE IMOBILIZADO (DEBITO)
VEICULO (CREDITO)

minha duvida e se posso fazer o lancamento de baixa neste ano um vez que o veiculo ja foi vendido em 2007 e nao foi baixado na epoca.

Elias Martins

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 17:47

Boa tarde, Elias


Bem-vindo ao Fórum Contábeis.

o veiculo foi vendido em 2007 por um valor menor do que comprado, lancamento efetuado na conta receita de imobilizado, porem o mesmo nao foi baixado do imobilizado, como faço para baixar no agora em 2011.

A receita na alienação de um bem do ativo imobilizado não é o valor bruto da venda, e sim, a apuração do ganho de capital de acordo com a seguinte fórmula:

Ganho de Capital = Valor de Venda - (Valor Contábil - Depreciações Acumuladas)

Portanto, se a equação "Ganho de Capital" apresentar saldo positivo, realmente houve ganho de capital que deve ser tributado segundo o regime de tributação da empresa; por outro lado, se o resultado for negativo, então houve um prejuízo que não será tributado, valor este que deve ser transferido para a conta contábil "perdas na alienação de bens do ativo" e seu tratamento tributário também é de acordo com o regime da empresa.

minha duvida e se posso fazer o lancamento de baixa neste ano um vez que o veiculo ja foi vendido em 2007 e nao foi baixado na epoca.

Não pretendo discutir a razão de tamanha falha ter sido constatada tão tardiamente, porém, se tivesse sido seguida a rotina de lançamentos com base na fórmula que apresentei logo acima, inegavelmente este veículo teria sido baixado no momento oportuno.

Considerando que os fatos ocorridos em exercícios já encerrados não podem influenciar os resultados do exercício em curso (§ 1º do Art. 186 da Lei 6404/76), recomendo-lhe consultar no banco de dados do Fórum tópicos sobre o assunto "Ajustes de Exercicios Anteriores".


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.