x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 20.956

Lançamento de extrato bancario

Luana  Allegretti

Luana Allegretti

Prata DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 09:55

Bom dia a todos!
EStou lançando o extrato bancario, tenho estorno de cheques (cheques devolvidos) em que grupo no plano de contas eu abro a conta?
Preciso de exemplos!

Desde já agradeço a atenção de vcs
se alguém puder me ajuda e me mandar a resposta por e-mail ficarei muito grata
L@Oculto

Abçs a todos

Luana Allegretti
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 10:19

Bom dia Luana. Não dá para enviar por e mail, pois me parece que é contra as normas do forum. mas teu caso é muito simples.

estes cheques são cheques emitidos por clientes, certo? neste caso, constitui um direito da empresa, de continuar a cobrança do cheque até que seja liquidado. Logo, você deverá abrir uma conta no Ativo. Pode ser logo após cliente e o titulo pode ser: Cheques Devolvidos a Receber. Eu uso nesta ordem. no grupo após clientes.

DEBITE: Cheques devolvidos a Receber (AC)
CREDITE: Banco (AC)

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 10:34

Bom dia Luana.


No caso de devolução, pelo banco sacado, de cheque recebido em pagamento (de duplicata, de venda a vista ou de qualquer outra transação), não cabe estorno do lançamento original que registrou o pagamento, uma vez que não houve desfazimento do negócio.

Neste caso, o procedimento adequado é o registro do respectivo valor a débito de conta Cheques em Cobrança, no Ativo Circulante e a crédito da conta (Bancos Conta Movimento), observando-se que a conta (Cheques em Cobrança) classifica-se no subgrupo Outros Créditos , e não no Disponível.

Exemplo

Admitamos que determinada empresa recebeu, em 31.12.2010, um cheque, no valor de R$ 1.000,00, em pagamento da duplicata nº x, de sua emissão, e que esse cheque, depositado na mesma data, foi devolvido pela instituição financeira.

Nesse caso teríamos os seguintes lançamentos:

a) Pelo recebimento da duplicata

D- Bancos Conta Movimento (AC)
C - Clientes (AC)

b) Pelo registro da devolução do cheque

D- Cheques em Cobrança (AC)
C - Bancos Contas Movimento (AC)


Lembrando que, o valor registrado na conta Cheques em Cobrança será baixado, tendo como contrapartida:

a) Bancos Conta Movimento, se o cheque for novamente depositado (o que, em geral, é feito por orientação do próprio emitente);

b) Caixa ou Bancos Conta Movimento, se o cliente quitar seu débito mediante novo pagamento.


A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
PBCONT - LUZAMARA MONTEIRO

Pbcont - Luzamara Monteiro

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 19:26

Boa noite a todos,

Gostaria de saber, a respeito dos cheques, quando for emitido pela empresa, ou seja, ela pagou ao fornecedor, mas o cheque foi devolvido e isso gerou tambem a cobranca de tarifa... como devo proceder?

Agradeço desde já os possíveis esclarecimentos.

Grata,

Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 14:29

Boa tarde,

Ao pesquisar sobre minha dúvida encontrei este tópico, e já me esclareceu bastante, mas ainda restou uma dúvida: como procedo quando lanço os depósitos pelo caixa (visto que os valores não batem com as notas, ou não estou conseguindo identificar). Como lanço quando ocorre o estorno de cheque? Debito caixa e credito banco e descrimino o ocorrido no histórico? Ou há alguma forma mais correta (apesar de o depósito ter sido lançado de forma incorreta) de proceder?

Desde já, gratas pela atenção!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 13:51

Olá Boa tarde!

O contador deve zelar e proceder de acordo com as normas contábeis, orientando seus clientes e contabilizando somente documentos idôneos.

A palavra estorno não pode ser utilizada para a operação de devolução de cheques, pois o lançamento original da emissão do cheque deve ser mantida, onde o banco tentou fazer a compensação e registrou a operação.

Com isso, devemos efetuar o lançamento desta devolução do cheque como foi orientado pelo Luiz José, pois o direito do recebimento ainda pertence ao portador.

O empresário deve ser orientado pelo contador sobre como controlar e registrar as operações financeiras com documentos idôneos, utilizando livro caixa e de conta corrente dos bancos, neste caso lançando o recebimento do dinheiro das vendas no livro caixa, e efetuar os depósitos no montante correspondente às vendas.

Com isso ele irá estar registrando os recebimentos, os pagamentos de despesas em dinheiro e os depósitos bancários.

Vale dizer que o contador é responsável solidário às atitudes do empresário.

Depósitos bancários sem que haja comprovante de entrada de dinheiro em caixa é considerado pelo Fisco Sonegação Fiscal.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Sabrina Miramontes

Sabrina Miramontes

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 14:50

Olá!

Agradeço a resposta!

Encontramos muita dificuldade em lidar com nossos clientes, no que se refere a movimentação bancária, em especial clientes do simples nacional. Clientes lucro presumido, talvez por manterem uma carteira de clientes fixa e que, na maioria das vezes faz questão de pagar fazendo depósito bancário, são mais fáceis de lidar. Temos tomado a atitude de dispensar empresas que não seguem nossas orientações, justamente para não sermos conivente, mas são tantas essas empresas que fica bem complicado...

Mais uma vez obrigada...

Tenham uma boa tarde!

Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Domingo | 30 setembro 2012 | 03:15

Caros colegas,

Como complemento ao exposto pelo Gilberto, vale ressaltar o tópico "Pagamentos a Beneficiários Não Identificados" no site da Receita Federal.

No mesmo, é especificado o percentual de 35% (trinta e cinco por cento) sobre as importâncias pagas ou creditadas em favor de beneficiários não identificados. E mais, o rendimento será considerado líquido, cabendo o reajustamento da base de cálculo.

É considerado como fato gerador as importâncias pagas pelas pessoas jurídicas a beneficiários não identificados, desde que não tenham natureza de rendimentos do trabalho e, ressalvado o disposto em normas especiais, os pagamentos efetuados ou recursos entregues a terceiros, contabilizados ou não, quando não for comprovada a operação ou a sua causa (grifo nosso).

Pagamentos a Beneficiários não Identificados

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
Liliane Pires

Liliane Pires

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:47

Estou lançando um Extrato do Bradesco, e estou com uma dúvida em como faço para lançar Desconto de Orpag, que aparece tanto em crédito como em débito no extrato, se vou precisar abrir uma conta no plano de contas, em qual seria? Pelo que me informei, são antecipações de cartão de crédito, como faço para lançar? já achei alguns tópicos falando no assunto, mas ainda nao sanei a dúvida, sou nova nessa função, agradeço se alguém puder me ajudar.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 18:02

Liliane, primeiramente, precisa ter absoluta certeza da origem do lançamento (fato contábil) para a devida classificação e apropriação. você disse que aparece a débito e a crédito. se for no mesmo valor, não afeta o resultado nem contas patrimoniais. Neste caso pode fazer o registro em uma conta transitória. Se for o mesmo valor. Se for valores diferente, como eu disse, sugiro investigar a operação e postar novamente, e terá muita contribuição.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 18:05

Boa tarde Liliane,

De fato essas são antecipações feitas pelas operadoras de cartão de crédito. Costumo classificar essas contas dentro das duplicatas a receber. Com relação a contabilização, creio que neste tópico vc esclarecerá suas dúvidas, dê uma olhada: clique aqui! Atente para a resposta do colega Ricardo C. Gimenez, postada segunda-Feira, 14 de fevereiro de 2011 às 11:17:27.
Espero ter ajudado!

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.