x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 19.717

Ajuste de Estoque

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 12:27

Bom dia Osmar. As contas de contrapardida no estoque são de despesas (custo) ou receita.
Em primeiro Lugar, é preciso fazer uma boa conciliação para identificar o erro e evidenciar isso na ficha de lançamento que fará o ajuste.

Se o estoque estiver maior na contagem física e menor na contabilidade (AC) a indicação é que o custo registrado (baixa do estoque) foi maior que o real. neste caso:

DEBITE: Estoque
CREDITE: Reversão de despesas.

Se o estoque físico (inventário) estiver menor que o valor registrado na contabilidade.

DEBITE: cmv
CREDITE: Estoque.
Ressalta se que é necessário juntar á ficha de lançamento, o detalhamento do trabalho que constatou a diferença, para ficar a disposição da fiscalização.

é pertinente lembrar, que pode haver situações de divergencia no estoque, por falta de emissão das notas fiscais de venda, ficando a empresa com estoque muito acima do real. Para casos assim, a sugestão que coloquei acima, não é válida, pois o ajuste que me refiro, é originado de erro de conciliação ou perda de alguns itens do estoque, por causas diversas, devidamente comprovada











Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
VINICIUS ALVES SILVA

Vinicius Alves Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 10 novembro 2012 | 16:05

Caros,
Acrescentando as dúvidas de nosso colega, gostaria de saber:
1 - No ajuste de estoque (MP) gerado pelo levantamento de inventário, numa industria, como devo proceder na apuração do custo do produto Acabado?
2 - Considero o ajuste como gastos indiretos no processo de produção e trabalho com o Rateio ou distribuição destes? Depois de realizar os ajustes de estoque MP e apurar os custos indiretos realizo a contabilização de valorização do estoque de Produtos Acabados.
3 - A contabilização poderia ser assim:
D - "Ajuste de Estoque"
C - Estoque de MP ou virse-versa.
E posteriormente realizo a distribuição dos custos indiretos:
D - Estoque de Produtos Acabados
C - Apuração do Custo

Já no inventário de produtos acabados, levantando a hipótese de que não houve produção, no entanto houve necessidade de ajuste de estoque de produto acabado, como devo proceder?

Grande dúvida: Onde deve ter o impacto contábil de cada um dos fatos, pois, no ajuste de Produtos Acabados, acredito que seja um gasto de armazenagem e não custo de produção e este entrar na valorização do CMV, qual a opinião de vocês?

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2012 | 08:35

As diferenças pouco significativas podem ser corrigidas mediante lançamentos a débito ou a crédito da conta "Estoque", conforme forem apuradas faltas ou sobras, se decorrentes de erros no registro da movimentação dos estoques, em contrapartida à conta de "Custo das Mercadorias Vendidas", conforme demonstrado a seguir:

a) Pela regularização das sobras apuradas no estoque:
D - Estoque (AC)
C - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)

b) Pela regularização das faltas apuradas no estoque de mercadorias para revenda:
D - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
C - Estoque (AC)

Pode ocorrer, todavia, que as faltas sejam de grande monta no confronto com os saldos apurados por ocasião do levantamento físico de estoque (inventário) , podendo ser as divergências decorrentes de eventos não relacionados com a operacionalidade da empresa. Se confirmado que estas sejam decorrentes de furto, roubo, desvio etc., deverá ser registrada como Despesa Operacional, não como Custos, utilizando-se, por exemplo, a conta Perdas por Faltas no Inventário, e o ajuste poderá ser registrado da seguinte forma:

D - Despesas Operacionais (CR)
C - Estoque (AC)

AC: Ativo Circulante
CR: Contas de Resultados

Ressaltamos a necessidade de se verificar os efeitos tributários dos referidos ajustes.

FONTE: IOB

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.