x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 7.035

Obrigação de provisionar IR e CSLL no mês e LALUR

Roberto Messias

Roberto Messias

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 09:13

Olá colegas de profissão,

Bom dia!

Tenho uma dúvida que está me tirando o sono,

Estou fazendo o fechamento contábil do último trimestre de 2010, de um cliente, Comério Atacadista do ramo alimentício, que resolvemos enquadrá-lo no lucro Real. (Obs.: A empresa iniciou as atividades em outubro do mesmo ano)

Já fiz os lançamentos de todo o movimento de outubro/2010, já estão prontos o balancete, balanço e a Demonstração do Resultado, minha dúvida é na hora de apurar o LALUR, e conseqüentemente o IR e a CSLL.
Segue as questões:

1 - É preciso provisionar o IR e a CSLL?

2 - De acordo com o demonstrativo abaixo, quais tipos de lançamentos posso fazer na parte A e B do LALUR a título de adições e exclusões?

Demonstração do Resultado de 10/2010:

RECEITAS OPERACIONAIS
Vendas de Mercadorias 160.000,00 C

DESPESAS
Custo com Fretes 1.013,90 D
Despesas com Pessoal 4.347,03 D
Provisões de Férias e 13 1.362,97 C
Encargos Sociais 1.911,60 D
Gastos Gerais 1.884,29 D
Depreciações 59,59 D
Material de escritório 69,60 D
Despesas Tributárias 15.227,62 D
Total de Despesas..................................................R$ 24.513,63


Lucro Líquido do Período: R$ 135.956,37

Espero que possam me ajudar


Obrigado

ODECIO TADEU FERNANDES

Odecio Tadeu Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 16:04

Roberto, Boa tarde.

Observando seu DRE e por ser pouco tempo de empresa basicamente será feito o seguinte:

Na parte A do Lalur, voce vai transcrever todos os lançamentos dos custos e das despesas indedutiveis (Verefique no razão).

Apos isso voce vai adiciona-las ao lucro obtido que é de R$135.956,37.

Na parte B, voce manterá os saldos dos valores que serão utilizados em exercicios posteriores (PAT, Prejuizo acumulado, etc...).

Tentarei o mais breve possivel anexar um modelo (Excel) para seu melhor entendimento.

Att.
Odecio

ODECIO TADEU FERNANDES

Odecio Tadeu Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 09:18

Roberto Bom dia, Sim pode ser parcelado o adicional.

Estou anexando uma planilha em excel que vai ajuda-lo muito a fazer o calculo dos imposto. Esta planilha é para calculo mensal de IRPJ e CSLL,
mas voce poderá adpta-la para os calculos trimestrais.

O nome da planilha é "Demonstração Calculo Lalur. xls"

At..

Odecio

Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 09:30

Bom dia

Foi anexado ao tópico planilha de demonstração de cálculo do LALUR gentilmente enviada por Odecio Tadeu Fernandes

Para fazer o download clique em "Esta mensagem contém anexo(s)" na parte superior direita desta página.

Obrigado Odecio

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Aline Torres das Neves

Aline Torres das Neves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 10:59

Bom dia a todos,

Tenho interesse na planilha anexa, mas não consigo abri-la e nem vizualiza-la.

Grata,

Aline Torres das Neves
Novidades, Informação, Reflexão? Encontre-me em
Facebook.com/aline.torresdasneves
Twitter: @AlineTdasneves
Rogério César
Administrador

Rogério César

Administrador , Analista Sistemas
há 13 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 11:09

Bom dia Aline

Acabei de testar e está funcionando perfeitamente. Se não funcionar verifique a instalação do Excel em seu computador.

Obrigado

Rogério César
CEO Portal Contábeis. Idealizador, administrador e webmaster do Fórum Contábeis. Graduado em Ciências Contábeis e Análise de Sistemas, empresário Contábil atuante desde 1993.

Respeite as Regras do Fórum
Aline Torres das Neves

Aline Torres das Neves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2011 | 11:48

Bom dia, Rogério.

Verifiquei, e depois consegui abrir a planilha anexa, obrigada...esse fórum tem me ajudado bastante e tenho certeza que tem ajudado a muitos também!!!! Que Deus abençõe ainda mais....e mais uma vez obrigada a todos pela iniciativa.

Att,

Aline Torres das Neves
Novidades, Informação, Reflexão? Encontre-me em
Facebook.com/aline.torresdasneves
Twitter: @AlineTdasneves
Joviano Antonio

Joviano Antonio

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 11:23

Estou pesquisando sobre o assunto e jávi exemplos no Lalur em que o valor da CSSL é adicionada (Adiçoes).
Ex. Um lucro Liquido na DRE de 20.000,00 que daria um CSSL de 1.800,00,, esse valor de 1.800,00 é colocado no Lalur como Adições, isso é correto?
Alguém poderia colocar um exemplo como fica esses calculos de CSSL e IRPJ após o lucro Líquidpna DRE, e se é ajustado na DRE as adiçoes e exclusões para bater com o lucro real apurado no lalur

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.