x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.629

Eduardo Ciocheti Neves

Eduardo Ciocheti Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 02:08

Oi boa noite!
Preciso iniciar uma empresa que vai fazer a apuração do imposto pelo lucro real, estudei bastante, fiz a planilha de comparação, mas tenho dúvida de como proceder, como fazer o fechamento em si, o eu devo primeiro fazer o balanço e o DRE para depois fazer as adições e exclusões pelo LALUR? alguém tem algum passo a passo de como fazer um fechamento para apuração no lucro real? plzzzzzzzzz

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 08:09

bom dia !!!

O "segredo" do Lucro Real esta nos detalhes, pois existe muitas particularidades no calculo , que muda de empresa p/empresa, na internet voce irá achar inumeros artigos sobre o assunto, mas quando voce for aplicar na pratica perceberá que a coisa é um pouco mais complicada, pois não é somente fazer o fechamento do balanço/dre e calcular o IR/CS, tem tambem a DIPJ, DACON, DCTF, SPED, E-LALUR, onde os dados são cruzados.

Minha sugestão: como voce não tem muita pratica ainda, aconselho voce procurar um profissional com experiencia, para que todo mês, após o fechamento feito por voce, de uma analisada no calculos, até voce "pegar o jeito".

Abs.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 23:47


Eduardo, boa noite.

O Anderson está correto no ponto de vista.
E permita-me acrescentar algo mais...

O passo a passo que te dou é que procure alguém experiente que possa te acompanhar nos fechamentos, mesmo que voce tenha que remunerá-lo por isso, tendo em vista que o aprendizado que terá, será único, um investimento impagável, na verdade.

Só tome cuidado para que o seu direcionamento seja rumo a um(a) profissional de sua estrita confiança, sob pena do seu pedido de ajuda ser considerado como deficiência técnica.

E existem profissionais muito bacanas que com certeza, não se oporão em auxiliá-lo, afinal, de mente aberta, estão cientes de que o sol nasce (e brilha) para todos.

Só não se esqueça de que também pessoas inescrupulosas, ok?

Boa sorte, meu amigo.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.