x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.471

Escrituração de emprétimos bancários

Tatiane Viana

Tatiane Viana

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 15:15

Boa tarde,

fiz uma pesquisa sobre as outras mensagens com relação a empréstimos bancários, mas não consegui sanar minha dúvida, por isso venho pedir a ajuda de vcs.
A empresa WY adquiru de um banco X um emprestimo de 3.000,00, sendo que foi creditado na conta dele apenas 2.915,29, e não veio nehum lançamento de juros ou despesas administativas, veio puramente o credito do emprestimos de 2.915,29.
Bom, esse empréstimos foi de dividido em 6 parcelas, sendo que as mesmas não são iguais, foram aumentando durante o período.
Minha dúvida é com relação aos lançamentos contábeis pois o banco X não separou nos extratos o valor da prestação e dos juros pagos apenas debitou o valor total mensalmente.

Peço por favor que me ajudem a fecher esses lançamentos.

Agradeço desde já!

Leticia dos Anjos

Leticia dos Anjos

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 15:27

Boa tarde Tatiane,

No seu caso sugiro que divida o valor do emprestimo pelas quantidades de parcelas, e o que for cobrado além como despesas com juros.

"Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva!"
Tatiane Viana

Tatiane Viana

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 15:41

Bom, vou completar minha pergunta:

No final a empresa acabou pagando um empéstimo de 3.309,92. Eu tenho que fazer um lançamento de Juros dessa diferença 309,92 no ato do credito do emprestimos?

Fernanda Souza

Fernanda Souza

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 08:37

Tatiane,

As parcelas estão variando porque a taxa de juros é pós fixada. Quanto ao valor creditado na conta, provavelmente foi descontada a TAC(tarifa de abertura de crédito).
Como nosso nobre colega já disse, solicite o contrato ao banco e conseguirá sanar essas dúvidas.
Quanto a contabilização, levando em consideração o que suponho, temos:
Da contratação
D-BANCO
D-DESPESAS BANCÁRIAS
C-EMPRESTIMO
Das parcelas
D-EMPRESTIMO
D-JUROS S/ EMPRESTIMO
C-BANCO

Espero ter contribuído.

Abraço

Fernanda Souza
Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.