x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 993

Empresa inapta + comprando

RILMA  SOUZA

Rilma Souza

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 10:55

Pessoal estou com um problema:

Tem uma empresa que está inapta desde 2008 e recebemos uma ligação da transportadora para saber onde entregava a mercadoria pois o numero do cadastro era da contablidade, só que essa empresa estava paralisada desde 2005 (certeza). Entramos em contato com um dos socios e comunicamos o ocorrido. O socio foi at a secretaria da fazenda e verificou q desde de março de 2008 uma unica empresa vendia a eles. Ligou pro representante desta empresa e ele falou que usa desde 2007 com a autorização do outro socio ( que nao é o majoritario, nem o socio administrador)
Duvidas:

O que pode ocorrer com os socio?
O que pode ocorrer com o contador?

O que pode ocorrer com a empresa?E o que poderia fazer pra dá baixa na empresa?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 29 janeiro 2011 | 16:17

Boa tarde Rilma. que problemão hem?
como sabes, a legislação estadual, varia de estado, mas posso te dar uma dica, pois vivenciei caso semelhante ( compras com inscrição estadual suspensa)

1) o que pode ocorrer: o SEFAZ com certeza poderá multar a empresa, por estar operando estando inapta - multa.
2) como ela esta comprando, comprando, deverá estar com estoque enorme, logo, se foi feito declaração de inativo, esta errado, pois entrou estoque e não saiu?? vendas??- conclui se que esta também com débito com a união, relativo ao destino do estoque, que configura tributação, conforme seu enquadramento.
3) Ao contador, por nada poderá ser responsabilizado, visto que houve má fé de um dos sócios configurando omissão de informações (falta deremessa dos documentos para a contabilidade) e o contador tem ainda do seu lado um dos sócios. entretanto, sugere se que você faça a transferencia imediata da responsabilidade perante o SEFAz , e protocole junto a empresa um cancelamento da prestação dos serviços contábeis, preferencial retroativo a data que iniciou a movimentação omissa
Se a empresa faz movimentações e não informa a contabilidade, cabe defesa fácil de ser comprovada. é meu parecer! veja o que dizem outros colegas... i

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.