x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.315

Venda de Ativo Imobilizado

Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 11:12

Bom dia, tenho um bem do ativo imobilizado, na compra foi lançado na ficha de Depreciação 780.000,00, ele ja foi totalmente depreciado, terei que emitir NF de venda, a pergunta é, como o BEM já foi totalmente depreciado terei ganho de capital não é mesmo?

Qual valor seria indicado para a emissão da Nota Fiscal de Vendo, sendo que a minha empresa é tributada pelo Lucro real, e quanto menor o valor de venda melhor... ´s pq pagarei menos imposto seria isso???

Sou leiga em ganho de capital e depreciação!no aguardo

Volnéia

Volnéia Monteiro
Técnica Contábil
Lages - SC
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 13:47

O indicado, para efeitos fiscais,deve ser o valor que o bem for realmente vendido.
Ex.: Vendeu por R$500.000,00. A nota deverá ter R$ 500.000,00.

E também, é bom sempre obedecer o valor de mercado. Mas isso é apenas opinião.

De todo jeito. para não ocorrer nenhum tipo de sonegação, a nta deverá ter ovalor real da operação.

Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 17:49

Sim, irá ser efetuado a venda no valor real do bem, porém só quero enfatizar que se o bem ja foi totalmente depreciado, teremos um ganho de capital que irá gerar um alto imposto, a venda será efetuada pelo valor de mercado, porém a mesma foi comprada em 2004, depreciada, o valor de venda será de 550.000,00, e terá toda tributação sobre esse valor .

(apesar de ter 08 anos na função, não tenho amplo conhecimento de Contabilidade essa parte de depreciação, sou auxiliar contábil AMO o que faço e sempre sigo a risca, se não sei algo vou em busca, pesquiso

, pretendo um dis se Deus quiser toda sapiencia dos amigos que me auxiliam aqui, vou começar a fazer Ciencias Contábeis, sei que lá vou conhecer td na teoria (nem tud) porém nada mais importante que a nossa PRÁTICA. a divisão de conhecimento, Obrigda pela atenção!

Um otimo fim de semana a todos!

Volneia

Volnéia Monteiro
Técnica Contábil
Lages - SC
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 19:05

A nota tem que ser emitida pelo seu valor real da transação (valor da venda) e será tributa normalmente pelo valor da nota fiscal, já que não existe mais custo do Bem, por ter sido totalmente depreciado. Oberserve abaixo que também deve limpar as contas patrimoniais ativas. Ficando a sua contabilização da seguinte forma:

Pela emissão da nota de venda (pelo valor da nota fiscal):
D- Cliente (Disponibilidades)
C- Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional)

Pela baixa do valor contábil do bem (pelo valor de aquisição do Bem):
D- Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional)
C- Móveis e Utensílios (Imobilizado – Ativo Permanente)

Pela baixa da depreciação acumulada do bem (pelo valor depreciado):
D- Depreciação Acumulada de Móveis e Utensílios (Imobilizado - Ativo Permanente)
C- Ganhos ou Perdas de Capital (Resultado Não Operacional)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.