x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.861

Contabilidade Matriz - Filial

Priscila Arenque

Priscila Arenque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 11:12

Muito já foi discutido aqui sobre este assunto, porém, consultando o banco de dados não fui atendida.

Gostaria de saber como vcs tratam os lançamentos da Matriz e da Filial quando a empresa paga no mesmo banco despesas de ambas. A matriz fica em SP e a filial no RS, no entanto SP paga tudo, centraliza os pagamentos e controles.

Uma distinção de contas no plano de contas já seria suficiente?

No caso de uma fiscalização a Receita cobraria um desmembramento das operações?

Desde já agradeço!

Até mais ;)

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 28 janeiro 2011 | 11:55

Boa tarde Priscila.



O fato da matriz pagar a despesas da filial no mesmo banco não implica em nada os procedimentos contabeis no que diz respeito a tal filial. A execução da contabilidade das filiais pode ser feita de forma centralizada e também descentralizada, desde que posteriormente exista uma junção de todos os movimentos contábeis. Existem casos que há necessidade de manter controle em separado em uma filial, no que se refere, por exemplo, aos estoques, numerário, fornecedores, contas a receber, etc. O importante é que mesmo a contabilidade da filial sendo feita separada da matriz, depois haja uma centralização na matriz para emissão de relatórios e demonstrações unificadas na matriz, havendo, portanto um balanço geral consolidado que demonstre a realidade da empresa como um todo. Segue abaixo o texto legal que trata do assunto.

NBC T 2.6 - Da Escrituração Contábil das Filiais

01. A Entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deverá ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades, observado o que prevê a NBC T 2 – Da Escrituração Contábil.

02. A escrituração de todas as unidades deverá integrar um único sistema contábil, com a observância dos Princípios Fundamentais da Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade.

03. O grau de detalhamento dos registros contábeis ficará a critério da Entidade.

04. As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, serão eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis.

05. As despesas e receitas que não possam ser atribuídas às unidades serão registradas na matriz.

06. O rateio de despesas e receitas, da matriz para as unidades, ficará a critério da administração da Entidade.



A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.