x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 14.924

plano de contas 2011

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 31 janeiro 2011 | 15:03

Boa tarde

Com as alterações na Lei das S/A (Lei 6.404/76) pela Lei 11.638/07, teve sua estrutura alterada. Existe atualmente um modelo de plano de contas padrão para as empresas que necessitam fazer a entrega do Sped Contábil, o que pode não ser o seu caso, contudo, isso será uma realidade proxima para todas as empresas. Sugiro assim que procure desde já se enquadra dentro desta norma, segue o link onde tem disponivel tais informações: Sped fiscal - Plano de contas

Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 11:07

Bom dia, mais uma vez eu aqui, seguinte... somos empresa tributada pelo lucro real, empresa de médio porte, o que está me afligindo (posso usar esse termo) pois não estou encontrando quando teremos que nos adequar as novas normas contábeis PLANO DE CONTAS, somos do ramo da Cnstrução Civil, já transmitimos SPED do ano de 2009, só que preciso saber quando as novas alterações estarão entrando em vigor, mais uma vez me auxiliem, é tanta informação nova, que as vezes fico zonza...

Estou em contrapartida vendo sobre Leasing, RTT e SCP... tudo em uma empresa, o fascinio da Contabilidade, da Burocracia, só fica neste nosso mundo quem tem fome de saber, pois se não nos atualizamos a máquina nos engole!

Por favor me ajudem!

Grata

Mais uma vez...

daqui a pouco voces me expulsam do Fórum... risos

Maravilhoso dia a todos!

Volnéia

Volnéia Monteiro
Técnica Contábil
Lages - SC
CRISTINA BRETAS

Cristina Bretas

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Sistemas
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 13:31

Boa tarde!

Sou nova aqui no fórum contábil e já tive várias informações úteis. Agradeço a todos. Gostaria de trocar uma idéia sobre a mudança do plano de contas. Pelo que entendi no sistema que utilizamos aqui na contabilidade, eu preciso associar as contas do plano de contas que utilizamos às contas do plano de contas referencial, para a devida geração dos arquivos digitais. Neste caso , essa associaçao nao elimina a necessidade de adaptar o plano de contas à nova estrutura? Ou há algum outro objetivo para essa adaptação?

Desde já agradeço.

Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 15:24

Cristina,

Conforme dito pelo colega Esnarck:

Só dando uma dica procure sempre adequar o Plano de Contas ao tipo de atividade da empresa, desta forma vc vai facilitar os lançamentos contabeis.


O Plano de Contas das empresas, que tem lá suas particularidades conforme ramo de atuação, desde que elaborado conforme as Normas e Princípios Contábeis (Práticas Aceitáveis), deve ser "linkado"(termo que se usa na informática, para desespero da colega Volnéia (brincadeira)) ao Plano de Contas Referencial exigido pelo SPED.

As adequações referenciadas pelo colega Esnarck e por vários colegas de profissão, sugerem que, talvez (hipótese), o Plano de Contas contenha algumas contas visadas pelo fisco (Clientes Diversos, Receita s/ Nota, p. ex), e caso tenha, é bom verificar antes do envio do arquivo eletrônico.

Abraços! Desculpe-me Volnéia pela brincadeira.

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
CRISTINA BRETAS

Cristina Bretas

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Sistemas
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 17:02

Bom, então neste caso vamos manter o plano de contas atual e linka-lo ao plano de contas referencial que o sistema já traz, pq pelo que conversei com o suporte dos sistemas que utilizamos, literalmente é fazer gambiarra pra mudar, pq infelizemente eles não desenvolveram uma ferrramenta inteligente pra fazermos isso de forma a nao ter um enorme re-trabalho e ainda ficaremos com o sistema duplicado, conforme sugeriram.

Se fazendo essa associação já estamos atendendo à legislaçao, observando a questão das contas visadas pelo fisco, acredito ser a opção mais viável.

Muito grata pela orientação.

Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 09:48

Caro colega Daniel Portella ... não entendo o sentido da brincadeira acima, não que seja loira masssss eu ando ligada, linkada nesse tipo de situação, entendi o sentido da frase
... linkado? Desespero meuuuuuuuuu?

Não é desespero as vezes preciso de urgência de respostas hahaha

Grata pelas esplanações

Volnéia Monteiro
Técnica Contábil
Lages - SC
Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 10:20

Volneia,

Mais uma vez desculpe-me.
Entendi mau o termo "a máquina" que você utilizou anteriormente.

Abraço!

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Volnéia Monteiro

Volnéia Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 14:45

Boa tarde... não se preocupe em pedir tantas desculpas colega... diga se a ficamos esperando a máquina não nos engole, esmaga... Muito obrigada pelas respostas, me achei em muitos termos, em muitas situações consultando o Fórum Contábeis, aqui temos uma gama de informações arrebatadoras que nem em um site "pago" teríamos, aqui é de uma precisão de informações que se vamos a fundo aqui e consultamos, pesquisamos... nem precisamos "pagar" outro tipo de serviço!

Grata

Volnéia e desculpe se me fiz parecer BRAVA... só quis brincar com a situação


Volneia,

Mais uma vez desculpe-me.
Entendi mau o termo "a máquina" que você utilizou anteriormente.

Abraço!



Daniel Portella
Estudante das Ciências Contábeis
Mensagem Editada por Daniel Portella em 28/04/2011 10:22:00


Denunciar abuso

Volnéia Monteiro
Técnica Contábil
Lages - SC
Josimar

Josimar

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 15:43

Boa tarde, a alteração da estrutrua do plano de contas, de um ano para o outro, tem alguma implicação no SPED Contábil.

Explico: o plano de contas utilizado pela empresa não estava bom porque ela mudou de ramo de atividade, e assim para o ano de 2010, reestrutruamos o plano de contas, aproveitando a troca de sistema.

No SPED Contabil isso será informado, ou somente em notas explicativas?

Se você acha que pode, ou se você acha que não pode, dois dois jeitos você está certo. Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.