x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.010

Encerramento Exercicio

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 11:26

Bom Dia, Sr. Sebastião.

Após encerramento do exercício efetuar a transferência do lucro após o IR/CSLL para o PL, conta de Resutado do Exercício, vc deverá dar a destinação do resultado conforme determina o Contrato Social, que via de regra deve ser:

a) A parcela de lucros a distribuir definida em Reunião dos Sócios, contabilizar no PC, conta Lucros a Distribuir/Pagar aos Sócios;

b) Se houver previsão no Contrato Social, constituir a Reserva Legal que deverá ser contabilizada em Reservas de Lucros, conta Reserva Legal;

c) O saldo remanescente do resultado do exercício deve ser contabilizado em Reservas de Lucros, conta Reserva Estatutária (ou conforme definido no Contrato Social).

Note que com estes lançamentos a conta Resultado do Exercício deve estar "zerado".

Importante frizar que os lucros da empresa que não forem pagos aos sócios sempre deverão ser destinados para Reserva de Lucros, jamais para o grupo de Reservas de Capital.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
LuDuque

Luduque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 11:39

Olá, bom dia prezado senhores (as)!

Estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês: Ao encerrar o ano de 2010 de uma empresa, chegou-se a um lucro de 20.000,00 e a um valor de caixa de 34.000,00.
Foi feita a distribuição do lucro no valor de 20.000,00 entre os sócios, porém, os donos da empresa querem de qualquer forma que se distribua todo o valor de caixa, ou seja, os 34.000,00.
Já tente explicar que não pode, mas ele não entende. Como posso explicar que isso não é permitido? qual a diferença entre lucro apurado e saldo de caixa?

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Att.,
Luduque

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 14:13

Boa Tarde, Sr. Luduque.

O limite de distribuição de lucro sobre o exercício social , no caso, fica limitado a R$ 20.000,00 que é o lucro líquido após IR/CSLL do exercício.

Se tiver lucros gerados em exercícios anteriores, mesmo que estejam em conta de Reserva de Lucros, vc pode distribuir o valor até o limite das Reservas de Lucros.

Agora, se não tiver valores na conta Reserva de Lucros, não tem como distribuir valor a maior; no entanto a empresa pode fazer um mútuo de valor correspondente (amparado em Contrato de Mútuo) e disponibilizar mais 14.000,00 através de empréstimo aos seus administradores - que não precisa necessariamente ser remunerado conforme definido no contrato de mútuo.

Note que, deve esclarecer aos administradores que as disponibilidades da empresa são da empresa e aos sócios apenas cabe a distribuição dos lucros gerados.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 fevereiro 2011 | 16:42

Muito boa a resposta do pessoal. fica então minha sugestão:
sugiro que você faça a DFC pelo metodo direto e indireto. o objetivo desta demnonstração, é exatamente comparar as saidas e entradas de caixa verificando esses fluxos com a DRE.
O mais comum, é existencia de Lucro na DRE e falta de caixa, por conta principalmente de vendas a prazo ou falta de recebimento.

Para você ter um lucro menor que o saldo de caixa (bom) uma das razões com certeza, são fatos registrados que não são financeiros, como depreciação(despesas que não afeta caixa) provisões para perdas etc.
analise a DFC e veja qual a fonte que gerou o caixa. Se foi operacional, é ótimo, se foi financiamento, existe um passivo a ser pago, se foi investimento, ouve saída de bens do ativo. De qualquer mforma, a demonstração serve para mostrar aos sócios, que a grana não é deles, e sim da empresa, como aliás foi bem colocado pelo pessoal.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.