x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 79.761

Lançamento de compra e venda de Terreno

Ricardo Aladim Monteiro

Ricardo Aladim Monteiro

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 fevereiro 2011 | 16:04

Boa tarde colegas contabilista. estou fazendo a contabilidade de uma empresa Incorporação Imobiliária, e no momento ela estar apenas vendendo terreno, ela comprou varios lotes e está revendendo esses lotes. Minha duvida é: Como contabilizar a compra e a venda desses lotes. Na compra os terrenos vão entrar como imobilizado ou como estoque? E na venda vai ser uma venda de imobilizado ou de "mercadoria" terreno? agradeço a quem puder me ajudar.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:17

Ricardo
boa noite


Considerando que a empresa tem o ramo de incorporação imobiliária entendo que vc deve reconhecer como estoque, inclusive o RIR preve no artigo 260 inciso IV

Art. 260. A pessoa jurídica, além dos livros de contabilidade previstos em leis e regulamentos, deverá possuir os seguintes livros (...)

- para registro permanente de estoque, para as pessoas jurídicas que exercerem atividades de compra, venda, incorporação e construção de imóveis, loteamento ou desmembramento de terrenos para venda
;

Achei no site do CRC CE um material bem interessante sobre empresas deste ramo, acesse o link http://www.crc-ce.org.br/crcnovo/files/INCORPORACAO_IMOBILIARIA.pdf


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:31

Ricardo Aladim Monteiro.

Em complemento a postagem de nossa colega Heloisa Motoki, vamos ilustrar um pouco mais para que você obtenha sucesso aí no seu labor.

Atividade Imobiliária, entendendo nas entrlinhas

OBRIGATORIEDADE - O contribuinte que explora Atividade Imobiliária deverá manter Registro Permanente de Estoques, para determinar o custo dos imóveis vendidos (RIR/1999, art. 260, IV).

CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO - O Registro Permanente de Estoques de imóveis será feito em livro, fichas, mapas ou formulários contínuos emitidos por processamento eletrônico de dados, a critério do contribuinte. O registro das existências de imóveis tomará por modelo as fichas usuais de controle de estoques, podendo ter outros elementos informativos, peculiares às atividades imobiliárias (nome do empreendimento e endereço, por exemplo), que o contribuinte entender necessário.

INEXIGIBILIDADE DE AUTENTICAÇÃO - O livro ou os conjuntos de fichas, mapas ou formulários citados no item retro não precisam ser registrados, nem autenticados por nenhum órgão ou repartição, mas deverão conter termos de abertura e encerramento assinados pelo contribuinte e por contabilista legalmente habilitado, adotando-se, em relação aos termos dos conjuntos mencionados, as mesmas regras aplicáveis em caso da substituição do livro diário por fichas ou formulários contínuos. A dispensa de registro e autenticação não desobriga o contribuinte de manter o Registro de Estoque em boa ordem e guarda, à disposição da autoridade fiscalizadora, até que ocorra a prescrição.

Nota: Quando se tratar de pessoa física equiparada a jurídica pela prática de Atividades Imobiliárias, diferentemente do acima citado, o Controle Permanente de Estoques deverá ser autenticado na Secretaria da Receita Federal (RIR/1999, art. 260, § 4º).

CRITÉRIOS PARA ESCRITURAÇÃO - O Registro de Estoque será escriturado com base nos lançamentos dos custos pagos ou incorridos ou de baixas de estoques constantes da escrita comercial. A escrituração do Registro Permanente de Estoque poderá ser feita de forma sucinta, mediante simples referência à folha e ao número do livro diário em que forem efetuados os lançamentos mencionados acima, ou então, mediante indicação do número de ordem de cada lançamento contábil, no caso da contabilidade ser feita por processamento de dados. O Registro de Estoques abrangerá todos os imóveis destinados à venda, inclusive terrenos oriundos de desmembramento ou constantes de loteamento em implantação, edificações em andamento e respectivos terrenos ou frações ideais de terreno resultante da incorporação imobiliária e quaisquer outros prédios em construção para venda. No caso de empreendimentos que compreendam 2 (duas) ou mais unidades a serem vendidas separadamente, o Registro de Estoques deverá discriminar, ao menos por ocasião do balanço, o custo de cada unidade distinta.

Nota: Na hipótese de pessoa jurídica optar pela apuração do lucro real trimestral, a regra acima descrita deverá ser atendida ao final de cada trimestre.

FALTA DO CONTROLE PERMANENTE DE ESTOQUES - A não elaboração e manutenção à disposição do Fisco, do Controle Permanente de Estoques, sujeitará a pessoa jurídica ao arbitramento do resultado por ocasião de uma eventual fiscalização.

REGISTRO DE INVENTÁRIOOBRIGATORIEDADE - Independentemente da obrigatoriedade do contribuinte manter Controle Permanente de Estoque, deverá, ainda, possuir e escriturar o livro Registro de Inventário previsto na legislação do Imposto de Renda. É função do Registro Permanente de Estoques subsidiar a escrituração do livro Registro de Inventário, principalmente no que se refere à determinação do custo e discriminação dos imóveis em estoque por ocasião do encerramento do período de apuração do Imposto de Renda, seja ele mensal ou anual.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 12:54

Claudio Rufino,

Bom Dia,

Estou com dúvidas em relação a compra e venda de loteamentos. Gostaria de saber se você pode me ajudar.

Dúvida: Uma empresa compra um terreno no valor de R$ 1.000.000,00 para fazer a divisão dos loteamentos e vender. (Essa é atividade dela). Ela já esta no processo de venda desses lotes.
Estou fazendo a contabilização da seguinte forma:

PELA COMPRA E PAGAMENTO DO TERRENO:

D - Imóveis destinados à Venda - Terreno (Estoque - AC)
C - Fornecedor (PC)

D - Fornecedor (PC)
C - Banco (AC)


PELA VENDAS DOS LOTES:

D - Cliente (AC)
C - Unidades Imobiliárias Vendidas (Receitas Diferidas - PC)

PELO RECEBIMENTO:

D - Banco (AC)
C - Cliente (AC)

PELO RECONHECIMENTO DA RECEITA:

D - Unidades Imobiliárias Vendidas (Receitas Diferidas - PC)
C - Receitas com Venda de Imóveis (CR)

Estou fazendo esses lançamentos. Estão corretos?
Pelo que pude lê no fórum tem que haver o lançamento de baixa do estoque. Como é feito esse lançamento? Como calcular esses custos?

Preciso de ajuda... Se você poder me ajudar...

Fico no aguardo.

LARYELA SANTOS LAZARIM

Laryela Santos Lazarim

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 4 junho 2012 | 15:56

Aproveitando a mensagem da Colega acima, se ao invés de ter comprado o terreno para lotear, a empresa tivesse integralizado como parte do capital? sendo que esse terreno também irá ser transformado em lotes.

Poderia ser:

D - Imóveis destinados à Venda - Terreno (Estoque - AC)
C - Capital Social (PL)

Aguardo retorno.

Obrigada

Laryela Lazarim
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 08:44

Prezada Ná L.,

O lançamento de baixa do estoque deve ser realizado junto com a contabilização da sua venda e terá como valor a base histórica do seu registro na conta de estoque, fincando da seguinte forma:

D - Custo de Terreno Vendido (CR)
C - Imóveis destinados à Venda - Terreno (Estoque - AC)

At.
Marcos Vinicius

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 08:48

Prezada Laryela,

Não entendi muito bem a situação que você quiz expor, porque aporte de capital por definição é o acrescimo no capital social proveniente de algum(s) do(s) sócio(s). Dessa forma a empresa por si não pode se fazer vale de tal procedimento. Penso que ou faltou você relatar alguma informação ou não consegui compreender o seu post.

At.
Marcos Vinicius

THEREZINHA DE JESUS MOREIRA DA ROCHA

Therezinha de Jesus Moreira da Rocha

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 06:13

Preciso de ajuda. Gostei muito da resposta dada pelo Claudio Rufino em fev/11, mas tenho uma dúvida.
Sou sócia de uma empresa cujo bem foi incorporado ao capital e depois foi feito um loteamento (isso na década de 80). Nessa época foram vendidos alguns lotes e feita escrituração. Depois disso o loteamento ficou parado (sem venda) até a presente data. Agora estamos vendendo o restante dos lotes. Minha dúvida: como a empresa ficou inativa desde a década de 90 e não houve nenhum tipo de escrituração (no ano de 1991 o escritório de contabilidade pegou fogo e foram perdidos todos os livros), como faço para saber o valor que posso colocar para cada terreno? Ou tenho que colocar todo o valor da venda como lucro (valor do capital anda está em cruzeiros)? Posso fazer um novo livro de estoque com os lotes restantes e a partir de agora lançar todas as vendas? Desde já agradeço a resposta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.