x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.202

A ME é obrigado a Registrar Nota Expli

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 11:00

Bom Dia, Marco Antônio!

Por se tratar de empresa tributada pelo critério do Lucro Presumido, presumo ser uma sociedade limitada. Assim sendo, não há obrigação de divulgação das suas Demonstrações Financeiras.

No entanto é salutar que nas Demonstrações Financeiras elaboradas para a Reunião dos Sócios para aprovação das contas sejam explicitados os erros relevantes ocorridos em exercícios anteriores nas Notas Explicativas.

Para efeito de inserção das Demonstrações Financeiras no Livro Diário no encerramento do exercício social, opino em inserir somente o Balanço Patrimonial (Ativo/Passivo) e a Demonstração de Resultados do Exercício.

De qualquer forma, as Demonstrações Financeiras devem ser apresentadas nesta sequência: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resutado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas.

s.m.j, esta é a minha opinião de procedimento.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
ANGELO MORONI NETO
Articulista

Angelo Moroni Neto

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 6 fevereiro 2011 | 00:47

Tudo bem Marco.
São claras as palavras do Ronaldo Trapp.
Porém, não é objeto de sua pergunta, más quanto à tributação, importante ficar atento (caso ainda não tenha), pois erros de exercícios anteriores PODEM ser decorrentes de omissões de receitas. Assim, esses "erros" deverão ser tributados em decorrência da não tributação na data efetiva de suas ocorrências.
Ademais, complementando quanto às notas explicativas, sempre que houver alguma informação importante que não possa ser captada na demonstração contábil, deve sim, ser aposta em notas explicativas. Assim como o Ronaldo, concordo que apenas nas demonstrações e não em livro.
Abraço.

Atenciosamente

.............................................................................
Angelo Moroni Neto
Megasult Consultoria Empresarial
Av. Humaitá, 542, Sala 21, Bairro Zona 4 - Maringá PR
https://www.megasult.com.br - [email protected]
Marco Antonio Coutinho

Marco Antonio Coutinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 10:49

Obrigado pelas respostas dos colegas, Ronaldo e Angelo, quanto a minha dúvida está sanada. Só para questão de registro, estes erros constatados são erros relativos a prev.de salários e Lanç de valores de Extratos Bancarios, que creio eu que não terão problemas quanto a tributação de acordo com o que foi explicado pelo colega Angelo.

Por momento, Obrigado!

att. Marco

Contábil Bianchi, Vila Velha-ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.