x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.117

Entrada/Saíde de Produtos - Dúvida conceitual

Rafael Barros Mello

Rafael Barros Mello

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 3 fevereiro 2011 | 11:13

Bom dia a Todos,

Estou com uma dúvida conceitual sobre chegar a um preço final de Venda de acordo com a compra e seus impostos.

Ex: Se compro um produto com impostos (IPI, ICMS) , eu sempre preciso repassa-los para o meu cliente? No caso o IPI sempre entra como custo final do Produto e o ICMS sempre está incluso do preço certo?

Compra
Produto = 100,00
IPI = 10,00
ICMS = 18,00
Preço de Compra = Produto + IPI = 110,00 e ICMS = 18% de 110,00

Venda
Produto = 100,00
Margem de lucro = 50%
IPI = 10,00
ICMS = 18,00
Preço de venda = (Produto + IPI + margem) = 165,00 e ICMS = 18% de 165,00.

A grande dúvida está: Se compro um produto sem impostos e outro com impostos, como repassar isso para o cliente?

E ao inverso, se compro com impostos e vendo sem, isso é possível?

PS: Sou amador nesse ramo de impostos e estou querendo conheçer melhor para passar isso para o sistema que estou desenvolvendo.

Desde ja agradeço a ajuda de todos.
Abraço

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 fevereiro 2011 | 00:40

Rafael Barros Mello.

Bom dia a Todos,

Estou com uma dúvida conceitual sobre chegar a um preço final de Venda de acordo com a compra e seus impostos.

Ex: Se compro um produto com impostos (IPI, ICMS) , eu sempre preciso repassa-los para o meu cliente? No caso o IPI sempre entra como custo final do Produto e o ICMS sempre está incluso do preço certo?

Compra
Produto = 100,00
IPI = 10,00
ICMS = 18,00
Preço de Compra = Produto + IPI = 110,00 e ICMS = 18% de 110,00

Venda
Produto = 100,00
Margem de lucro = 50%
IPI = 10,00
ICMS = 18,00
Preço de venda = (Produto + IPI + margem) = 165,00 e ICMS = 18% de 165,00.

A grande dúvida está: Se compro um produto sem impostos e outro com impostos, como repassar isso para o cliente?

E ao inverso, se compro com impostos e vendo sem, isso é possível?

PS: Sou amador nesse ramo de impostos e estou querendo conheçer melhor para passar isso para o sistema que estou desenvolvendo.

Desde ja agradeço a ajuda de todos.
Abraço

Já experimentou conversar com um contador daí de sua empresa? ele poderá ajuda-lo de forma eficaz.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Rafael Barros Mello

Rafael Barros Mello

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 09:47

Então, é exatamente por isso que estou caçando uma fonte alternativa de informação, pois o departaemente contábil aqui é bem enrrolado e de dificil comnunicação então eu to meio que sozinho tentando me virar para aprender.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.