x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 55

acessos 100.076

Balanço Matriz e Filial

Eliane Sassi Karkoska

Eliane Sassi Karkoska

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 25 abril 2007 | 15:37

Boa Tarde!
Fazemos a contabilidade da matriz e filial separadamente, porem o programa me da a opção de consolidar esses dois balanços, quando faço isso ele faz uma copia dos lançamento feitos na matriz e na filial. Gostaria de saber se há necessidade de separar essas contas os saldos da matriz e da filial, por exemplo demonstrar o faturamento separado, o inss, o caixa, enfim...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 07:13

Bom dia Eliane

Você deve listar Balanços separados para atender primordialmente as necessidades gerenciais de cada estabelecimento. Entretanto, por determinação da Receita Federal, os tributos federais devem ser unificados, logo, você precisa de um Balanço Patrimonial consolidado.

O livro Diário Geral e o Razão Contábil devem ser listados, encadernados e registrados na Junta Comercial de seu Estado de forma consolidada, isto é, deve constar o movimento da Matriz e suas filiais como uma empresa única que de fato é.

...

Eliane Sassi Karkoska

Eliane Sassi Karkoska

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 07:51

ok!
Mas ainda me resta uma dúvida, no balanço consolidado tenho que separar as contas da matriz e filial? Por exemplo: a conta Receita, tem q haver separadamente uma receita da matriz e uma pra filial, a conta Inss a pagar uma sendo matriz e outra sendo filial? Ou isso é indiferente?

Obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 08:32

Bom dia Eliane,

Considere a Matriz e as filiais como um todo, isto é, no Balanço Consolidado todas as contas representam o conjunto. Assim, a conta "Receita" por exemplo, representa o total das receitas da empresa indiferentemente de serem receitas da matriz, da filial ou das duas juntas. Vale dizer que não devem ser separadas ou demonstradas separadamente.

No mesmo raciocínio, a conta "INSS a Pagar" por exemplo, representa todo o INSS que a empresa tem que pagar, seja ele decorrente da Folha de Pagamento das filiais ou da matriz.

O Balanço consolidado como o nome sugere, é a soma de dos Balanços da Matriz e Filiais para que os Dirigentes (e o Governo) examinem a empresa como sendo uma só que na verdade é.

É como se você tivesse dinheiro depositado em bancos de cidades diferentes. Você iria examinar cada extrato (filial) para saber como está a movimentação daquela conta. Mas no final do mês você vai precisar consolidar todas as contas para saber quanto você tem disponível, então já não interessa onde está seu dinheiro e sim quanto você tem.

...

Laura Silva

Laura Silva

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 10:07

Pessoal aproveitando o assunto, neste caso entao como eu vou lançar uma tranferencia de mercadoria ou uma transferencia de ativo imobilizado, pois se eu transfiro para a filial isso nao podera ser lançado em conta cliente pois nao podera gerar contas a receber e nem a pagar, como seria o lanaçamento entao, em que grupo do plano de contas?

obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 10:25

Bom dia Laura,

As transações entre Matriz e Filiais podem ser contabilizadas de diversas maneiras, no entanto a mais comum é o uso de Contas Correntes que devem constar no grupo do Realizável a Longo Prazo (na Matriz) e do Exigível a Longo Prazo (nas filiais).

...

Laura Silva

Laura Silva

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 26 abril 2007 | 11:25

Entao neste caso estas contas correntes nunca serao zeradas sempre carregarão um saldo, pois se eu transferir uma mercadoria da filial pra matriz vou debitar essa conta corrente e creditar transferencia de mercadorias, com isso esta conta corrente ficara com este saldo em aberto pois nao havera um pagamento dessa transferencia.......seria isso?
Qual seria o nome do subgrupo mais correto pra se usar Conta corrente entre matriz e filial?

obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 28 abril 2007 | 09:58

Bom dia Laura,

Você tem razão quando se refere a permanência dos saldos destas contas nos balanços, no entanto, no Balanço Patrimonial Consolidado se você preferir, pode deixar de demonstrá-las pois, não terão influência no resultado uma vez que o saldo (no Ativo e no Passivo) será o mesmo.

Os títulos das contas e dos subgrupos devem atender suas necessidades e permitirem a identificação de seus conteúdos pelos usuários da contabilidade. Pode ser, por exemplo, (na matriz) "Filial - Sorocaba" no subgrupo "Contas Correntes" do Realizável a Longo Prazo e na filial "Matriz - Ribeirão Preto" no subgrupo "Contas Correntes" do Passivo Exigível a Longo Prazo".

...

Ana Lucia Costa Campos

Ana Lucia Costa Campos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2007 | 17:20

Boa tarde
estou com uma duvida gostaria de receber ajuda.
tenho que fazer um lançamento de transferencia de mercadoria da matriz p/ filial, preciso saber onde vou abrir as contas no plano de conta.
E como efetuar o lançamento pois uso um plano de conta somente a da Matriz.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2007 | 22:17

Boa noite Ana,

Existem diversas maneiras de se efetuar os registros contábeis das transferências de mercadorias entre Matriz e Filiais, todas dentro das Normais Gerais de Contabilidade e cada uma atendendo a um tipo de interesse especial via de regra ditado pela Diretoria.

No link https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=5486 você encontrará comentários e alguns exemplos já postados na ocasião em que este assunto esteve em pauta.

Por oportuno cabe lembrar que o Plano de Contas pode ser o mesmo para Matriz e Filiais, no entanto, a contabilidade deve ser elaborada separadamente para atender aos interesses da Diretoria e em seguida consolidada para atender (também) as exigências do Fisco.

Espero que corresponda as suas expectativas

...

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Domingo | 23 setembro 2007 | 16:41

Olá Silvano.

Eu utilizo NASAJON Sistemas sem problemas de longas datas.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2007 | 14:38

Boa tarde Ana Lucia,

A empresa, Pessoa Jurídica, não pode pagar despesas de Pessoa Física sem que com isso fira o Princìpio da Entidade.

Face ao exposto e diante da impossibilidade de "refazer" fatos ocorridos, restam-lhe algumas alternativas.

Este assunto já foi diversas vezes comentado aqui no Fórum posto que seja esta uma prática bastante comum ainda que irregular.

O link: https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=7400 a levará ao mais recente tópico em que se discutiu o assunto e se buscou alternativas.

Estou certo de que a ajudará, se não, entre em contato.

...

Ana Lucia Costa Campos

Ana Lucia Costa Campos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2007 | 09:16

Bom dia!
Estou precisando de ajuda a empresa que faço contabilidade recebeu como Premiação relativa ao resgate ref.pontos obtidos e acumulados na pareceria denominada Programa Nosso Corretor
como devo lançar ?
Valor Brut......448,12
IRRF 6,72
ISS 22,40

Valor do Premio 419,00
Obs Imposto recolhido pela empresa que fez a doação do premio

por favor me ajude estarei aguardando retorno
obrigada.

Ana Lucia Costa Campos

Ana Lucia Costa Campos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2007 | 10:34

Bom dia a todos!
Gostaria que me passasse uma informação, quando devo saber se a empresa vai fazer o fechamento de balanço mensal, trimestral,semestral ou anual, qual a regra usada para definir? e outra pergunta ref.ao Imobilizado existe alguma tabela pra que possamos saber até que valor inicial poderiamos considerar um lançamento imobilizado?

Jose Luiz Ferreira

Jose Luiz Ferreira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 6 novembro 2007 | 19:18

Ana Lucia,

Primeiramente existem apenas apurações Trimestral e Anual.

Você é que fará a opção, sendo que se for Lucro Presumido este será Trimestral.

A regra para Imobilizado é o valor de aquisição de bens do ativo imobilizado cujo prazo de vida útil não ultrapasse um ano, ou, caso exceda esse prazo, tenha valor unitário igual ou inferior a R$ 326,61 (trezentos e vinte e seis reais e sessenta e um centavos) (Decreto nº 3.000, de 1999, art. 301).

Abraços!

Abraços!

JLF
Ana Lucia Costa Campos

Ana Lucia Costa Campos

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2007 | 09:10

Bom dia!
Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Cliente onde ele recebe varios deposito ref.vendas de mercadorias no qual não foi emitido NFS. sabemos que isto e sonegação, mas a minha pergunta e o seguinte, devido eu ter que dar baixa no contas a receber e ao mesmo tempo fazer a conciliação bancaria eu posso abrir uma conta no passivo (DEPOSITO NÃO INDENTIFICADO) onde eu poderia abrir esta conta uma vez que não tenho de onde justificar a saída? O movimento de caixa esta baixo eu não posso tirar do caixa e mandar para o Banco. O que devo fazer e como?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2007 | 11:29

Bom dia Ana Lucia,

As vendas não acobertadas por Notas Fiscais (como você mesma menciona), configuram sonegação e crime contra ordem tributária sujeitando a empresa aos rigores da lei. Daí evidenciar este tipo de operação em contas correntes bancárias, aumenta consideravelmente o risco fiscal em questão.

Você não pode, em hipótese alguma, "assumir a responsabilidade" ao reconhecer contabilmente estes depósitos e menos ainda usar para isto conta intitulada "Depósito Não Identificado". Não há como registrar a entrada deste dinheiro "vindo do nada".

Notifique (por escrito) a empresa sobre a necessidade do comparecimento de seus sócios em seu escritório para orientações. Nesta reunião você deve alertá-los para o risco que incorrem e da gravidade da situação. Indique como paliativo, a possibilidade de serem celebrados Contratos de Mútuo que justifiquem a entrada do numerário como empréstimo em espécie dos sócios para a empresa. Estes empréstimos devem ter respaldo na Pessoa Física (DIRPF).

Naturalmente no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis celebrado entre vocês deve estar registrada a obrigação dos responsáveis pela empresa de fornecerem documentos idôneos para contabilização. Deixe-os cientes de que a referida transação não pode ser contabilizada e que a continuidade desta prática provocará a rescisão do contrato em questão.

Se insistirem em continuar com esta prática, esteja certa de que devolver a referida contabilidade ainda será a atitude mais sensata a ser tomada.

...

ivan wallace da silva farias

Ivan Wallace da Silva Farias

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2007 | 12:42

Bom dia !

Ainda sobre o assunto de Balanço Matriz e Filial.
Existe algum respaldo legal expresso sobre o balanço ser feito pela Matriz?

Pergunto, porque num caso de concorrência em Licitação, uma empresa entrou com recurso contra outra, alegando que o balanço deveria ser separado.
E para dar um parecer conclusivo é necessário um respaldo legal.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 30 novembro 2007 | 23:30

Boa noite Ivan,

Não existe "respaldo legal" dispondo a obrigatoriedade de o Balanço Patrimonial ser elaborado de forma consolidada pela Matriz. O que existe é o bom senso posto que a empresa seja única a despeito do número de filiais que possa ter.

Ratificando o raciocínio acima, a Receita federal exige que os impostos federais sejam recolhidos, e as Declarações apresentadas de forma centralizada pela Matriz.

Todavia você deve ter em conta que a Comissão de Licitação é soberana e promove "suas próprias exigências" logo, cabe a ela a palavra final acerca do assunto. Vale dizer que se a exigência for especificamente o Balanço da Filial, mesmo que a Receita exija-o consolidado, há que se respeitar as regras impostas pela Comissão de Licitação.

É o que ocorre (por exemplo) em licitações que exigem no mês de Fevereiro o Balanço Patrimonial do ano anterior (Dezembro) em detrito da lei e do Regulamento do Imposto de Renda que dispõem que o prazo para o encerramento do Balanço deva ser idêntico ao dado para entrega tempestiva da Declaração do Imposto de Renda.

Face ao exposto, se a Comissão de Licitação determinar expressamente que deve ser entregue o Balanço da Filial que concorre (e não o da Matriz) será dado provimento ao recurso, se ela entender diferente, o recurso não terá provimento.

...

Elton Mata

Elton Mata

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 09:43

Boa dia pessoal.

Estou com uma dúvida de lançamento entre matriz e filial. Tenho que fazer um lançamento de empréstimo de numerários da matriz para uma filial e gostaria de saber se meu raciocínio esta correto.

Matriz
D - Emprestimos (RCP)
C - Caixa/ Banco (AC)

Filial
D - Caixa/ Banco (AC)
C - Emprestimo (PC)

Com esse tipo de lançamento quando eu fizer a consolidação entre as empresas é correto aparecer no balanço no ativo um emprestimo a receber da propria empresa e no passivo um a pagar?


grato.

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 10:04

Ola Elton,

Entre Matriz e Filial, não existe "Emprestimo", um bom exemplo disso é que vc não empresta dinheiro do seu bolso direito para o bolso esquerdo, o que existe é uma transferencia de númerário que voce pode controlar como o nosso colega Saulo Heusi falou no Realizável a Longo Prazo e Exigivel a longo prazo.

Isto é quando a contabilidade for feita separada entre matriz e filial, porém nunca esquecendo que o Balanço tem que ser consolidado no final do período.

Bom Trabalho.

Elton Mata

Elton Mata

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 17 julho 2008 | 10:33

Entendi agora, bem que eu tinha achado esse meu raciocinio meio estranho.

Muito obrigado Marcos Soares e a todos do site.


Bom dia a todos

Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 12:00

Bom dia,

estou com uma duvida, e isso esta me intrigando!
faço a contabilidade de uma empresa q possui filiais,
lanço as despesas e receitas da Matriz na Matriz e vice verso para a
filial e no final é so pedir um balanço consolidado e ou DRE consolidada e pronto... aparece a soma das duas...

agora vem a duvida, no caso do Imposto de renda e Contribuição social, ja q esses impostos são pagos pela matriz... faço a provisão total pela matriz?! ou seja toda a despesa desse tributo ficaria na matriz?!

e quando eu tirasse uma DRE da filial, não ia aparecer os impostos
q foi gerado pela movimentação da mesma... e isso é certo?!

Att

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 14:30

Monaski

Para efeito de gerenciamento, voce pode fazer o rateio de qualquer despesa ou receita.
Se voce fizer o rateio use o seguinte esquema na hora de contabilizar, por exemplo:

Filial A....10,00
Filial B....20,00
Matriz.....30,00
Total Tributos....60,00

D-IRPJ Filial A(R)........10,00
D-IRPJ Filial B(R)....... 20,00
D-IRPJ Matriz(R)..........30,00
C- Provisão IRPJ(PC)...60,00

Quando voce fizer o Lalur, ou a demonstração da base de cálculo, lançe somente os 60,00.

Editado por M Messias Santos em 9 de abril de 2009 às 07:20:31

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.