x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 55

acessos 100.076

Balanço Matriz e Filial

Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 15:31

Grande Messias,

Achei muito interessante essa sua dica de criar outra conta de resultado para a filial, pq assim quando tirarmos a DRE da matriz ira aparecer disriminado o valor da despesa da filial... boa mesmo!

mas assim ainda continuamos na mesma pq na DRE da filial essa despesa não ira aparecer, certo?!?!

Obrigado

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 15:53

Se no seu plano de contas existe as filias, quando voce gerar a DRE por filiais irá a parecer a despesas por filiais.

Vamos supor o seguinte plano de contas:

412.01.0000 IRPJ (CR)
412.01.0001 IRPJ Matriz
412.01.0010 IRPJ Filial 1
412.01.0020 IRPJ Filial 2

214.01.0001 - IRPJ a Recolher
Usando os Valores anteriores.

Pela Provisão IRPJ

D-412.01.0001......30,00
D-412.01.0010......10,00
D-412.01.0020......20,00
C-214.01.0001......60,00

DRE
Consolidada
412.01.0000.....60,00

DRE
Matriz
412.01.0001....30,00

DRE
Filial 1
412.01.0010.....10,00

DRE
Filial 2
412.01.0020....20,00




Editado por M Messias Santos em 7 de abril de 2009 às 16:28:27

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
ELIAS CRUZ DA PENA

Elias Cruz da Pena

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2010 | 12:03

Olá à todos.

Eu entrei a pouco tempo em um escritório de contabilidade e aqui temos um cliente que possui uma filial, eu estava observando o b alanço da matriz e filial do exercício de 2009 e os saldos das contas não estão consolidados. O sistema só me permite consolidar o balanço das duas empresas se as mesmas utilizarem o mesmo plano de contas, o que não é o caso, e como ja existe movimentação da filial, eu não posso simplesmente mudar o plano de contas dela para o da matriz. Existe alguma outra forma de consolidar o balanço e as outras demonstrações contábeis da matriz e filial manualmente?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 28 fevereiro 2010 | 10:57

Bom dia Elias,

Neste caso não lhe resta outra alternativa que não a de (a partir do Balanço da Filial) elaborar novo Balanço com a transposição dos saldos analíticos e sintéticos das contas do Plano por ela usado para o Plano de Contas usado pela Matriz.

Desta maneira (por exemplo) a conta "Caixa" que tinha determinado código reduzido na Filial, passará a adotar o código reduzido da mesma conta na Matriz e assim sucessivamente.

Uma vez estando ambas com o mesmo Plano de Contas a consolidação se dará com facilidade.

...

derik lorran berdu

Derik Lorran Berdu

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 24 março 2010 | 09:23

Olá bom dia, minha duvida é a respeto da declaração dasn de matriz/filial. O modelo da declaração pede os valores de caixa/bancos, estoques, compras de mercadorias e despesas de forma separada, ou seja cada estabelecimento infoma separadamente essas informações, porém, como já discutido em outros tópicos, a escrituração contábil de matriz/filiais é consolidada, ou seja, as informações são juntas. Neste os valores mencionados acima devem ser informados juntos ou separados na dasn ???

ROBINSON FRANCINO DA COSTA

Robinson Francino da Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 26 março 2010 | 14:34

Olá colegas,
Gostaria de maiores esclarecimentos por parte dos conhecedores da matéria.
Fato é: Instituição de Ensino Superior - Ativ. Econ. Graduação e Pós Graduação, pode constituir filiais em outros municípios com a mesma finalidade?
Alguns profissionais que me alegaram que não pode (constituir filiais com essa atividade) porém não me fundamentaram uma base legal que corrobore tal afirmativa.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 28 março 2010 | 11:36

Bom dia Derik,

Por "consolidação da escrituração contábil" não entenda a mistura dos lançamentos da Matriz com os das filiais.

A escrituração quando elaborada separadamente (recomendável) deve ser consolidada para atender a normas tributárias e faciliar o gerenciamento da empresa com um todo.

Vale dizer que a despeito de você ter demonstrações contábeis individuais, a consolidação é aconselhável na maioria dos casos e obrigatória quando se tratar da apuração dos impostos e elaboração das declarações.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 10:10

Bom dia, Robinson Francino da Costa


A sala apropriada para dirimir sua dúvida é a de Registro de Empresas (clique aqui).

Observemos que embora este tópico, embora traga "Matriz e Filial" em seu nome, é para cuidar de assuntos contábeis (lançamentos, demonstrações, classificação, análise, etc.) e não preceitos legais de constituição de filiais.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 09:30

Parceiro, vc quer fechar um balanço para cada filial é isso?!

se for tem como, isso para vc acompanhar algumas evoluções de contas,

todavia acredito q o certo seria mesmo o consolidado,

pois como vc ia fazer com os impostos?! ja que eles são pagos pela matriz...

(:

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
MAIKON JEKSON

Maikon Jekson

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 09:54

BOM DIA Antonio Monaski Neto!
Nós estamos fazendo a contabilidade de MATRIZ/FILIAIS de forma descentralizada com base no que encontramos entre os melhores autores de livros de contabilidade.
Nesses livros, orientam-nos a fazer os lançamentos tratrando cada filial como uma empresa autônoma (para cada credito na conta matriz na empresa FILIAL, haverá um debito na conta filial na MATRIZ) essas contas ficam sempre com o mesmo saldo que deverá ser eliminado para a apuração de resultado.
No entanto na eliminação os livros afirma que deverá confrontar essas duas contas, ou seja DEBITAR a conta matriz (que está na filial) tendo como contrapartida a conta FILIAL( que está na matriz).
Isso está correto?
tenho a impressão de ter entendido errado, pois praticando esse lançamento uma empresa terá credito sem contrapartida e a outra terá debito sem contrapartida, ou seja, "não estará sendo respeitado o método das partidas dobradas" dentro de cada empresa.
volta a perguntar: está certo??!!
Desde de já agradeço a atenção e o seu auxílio.
muito obrigado!

Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 10:28

Parceiro,

Como lhe falei anteriormente, eu faço a escrituração contabil da forma tradicional,

:(

Agora com relação ao que vc esta falando, é como se fosse uma unica empresa, por isso q eu acho q o Autor fala pra vc debitar na matriz por ex e creditar na filial, vai dar uma diferença no balanço individual, mas ficara correto no consolidado...

Seria isso?!

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
Antonio Monaski Neto

Antonio Monaski Neto

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 27 julho 2010 | 11:03

Por exemplo,

na filial eu faço apenas a provisão, e na hora da baixa eu faço pela matriz,

assim quando eu gero o balanço da FILIAL ela fica com um grande saldor credor, (como se ela nunca divesse pago nada)

e quando eu gero o da MATRIZ o saldo da conta esta DEVEDOR, como se eu
estive pago mais do eu devia,

Mas quando gero o balanço consolidado, ai fica tudo certo...

Foi confuso?!?!

"Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas "
http://twitter.com/MONASKICONTABIL
derik lorran berdu

Derik Lorran Berdu

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 08:31

Saulo Heusi

Seguindo o exemplo da Eliane ... Por exemplo: a conta Receita, tem q haver separadamente uma receita da matriz e uma pra filial, a conta Inss a pagar uma sendo matriz e outra sendo filial?

As contas separadas da matriz/Filial poderiam constar no balancete da MATRIZ como subgrupo de um grupo principal. Como por exemplo:

Grupo receitas.

4.1.1.01 - Receita Bruta de Mercadorias. (total) $xxx

conta 1111 - mercadorias - vendas (matriz) $xxx
conta 2111 - mercadorias - vendas (filial) $xxx

Grupo Obrigacoes sociais

2.1.3.02 - Obrigacoes Sociais (total)

conta 0260 - inss a recolher (matriz) $xxx
conta 2260 - inss a recolher (filial) $xxx

Desta forma seria criados 02 planos de contas para 01 só empresa, as contas da matriz e da filial seriam as mesmas e estariam no mesmo grupo principal, porém, com codigos diferentes onde seria demonstrado os valores separados.

Esta forma de contabilizar é correta ?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 14:28

Boa tarde, Cristiane Eccher


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

faço contabilidade Matriz e Filial, se puxar balancete separado sem ser consolidado, estara com caixa negativa na matriz, devo fazer transferencia da filial , como faço lançamentos

Considerando que é impossível existir caixa negativo, compreende-se que alguma coisa está incorreta nos controles de caixa; o máximo que pode acontecer é a Matriz ter caixa zero, e nunca negativo porque é impossível alguém dever para si mesmo, lembrando que "caixa" significa dinheiro em espécie.

Portanto, se persistir em apenas "transferir" dinheiro entre matriz e filial, estará sendo utilizado apenas um artifício para camuflar um problema que nunca será resolvido.

Após a revisão dos controles, e assim que houver novidades, avise-nos.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Kelly Soares

Kelly Soares

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 27 maio 2011 | 11:08

Bom dia á todos, estou precisando muito de mais uma ajuda.....
estou fazendo a contabilidade de uma empresa que tem matriz e filial, sou nova no contábil, fazia a parte fiscal. Acontece o seguinte: a contabilidade a era feita de forma descentralizada, a 018 (matriz) e a 086 (filial 1) depois o próprio sistema traz a opção de consolidação das contas da matriz e filial. Cada uma tinha sua própria conta bancária para os recebimentos, não sei por qual motivo a conta da filial foi fechada e os recebimentos concentraram-se na conta bancária da matriz. Nesse caso, terei que mudar a contabilização para forma centralizada?

Gleidson Carlos dos Santos

Gleidson Carlos dos Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 15:40

Antes de postar minha dúvida gostaria de elogiar a qualidade e a objetividade de todos os que fazem parte deste site. Por vários meses tenho conseguido sanar minhas dúvidas com a ajuda dos nossos companheiros de profissão.
Relacionado ao assunto, e aproveitando o post do nosso amigo Monasky, tenho feito os lançamentos de forma descentralizada mas, como as empresas (Matriz e filiais) utilizam o mesmo plano de contas, faço a consolidação e o saldo das contas acaba correto.
Um problema que surge é nas contas de resultado: Como a Matriz centraliza todos os pagamentos e despesas (não se faz rateio) a filial fica com o lucro e a matriz com prejuízo que supera o lucro. Mas quando o sistema faz a apuração aparecem lançamentos na conta de Lucros Acumulados (lançamentos efetuados no movimento da filial) quando não houve lucro no período do ponto de vista da consolidação.

Exemplo:
Balancete Matriz:
Conta Sintética: Lucros / Prejuízos Acumulados=(-150.000,00)
Lucro acumulado=0,00
Prejuízo acumulado=(-150.000,00)

Balancete Filial:
Conta Sintética: Lucros / Prejuízos Acumulados=100.000,00
Lucro acumulado=100.000,00
Prejuízo acumulado=0,00

Balancete Consolidado (Matriz + Filial)
Conta Sintética: Lucros / Prejuízos Acumulados=(-50.000,00)
Lucro Acumulado=100.000,00
Prejuízo Acumulado=(-150.000,00)

Sei que o assunto é confuso, mas acredito que não seja o único a ter essa dúvida e, certamente, outros amigos já tenham resolvido. Gostaria de saber como tratam desse problema.

robney jose da silva

Robney Jose da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Procurador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 09:14

Bom dia, estou com uma dúvida e gostaria que alguém me ajudasse. Possuo uma empresa no Rio de Janeiro e minha contadora me cobra R$436,00 pelos serviços contábeis, porém, abri uma filial da empresa e a contadora está me cobrando a mesma quantia sendo que não houve alteração do número de funcionários. Isto é correto e justo? Como devo proceder ?
Muito obrigado a todos.

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 09:34

Prezado Rodney,

Entendo o seu ponto de vista mais é muito complicado um colega avaliar este teu assunto assim.

Tudo varia da forma que foi feito o contrato entre ambos, o tamanho da sua empresa, a forma de tributação, etc.

Aconselho caso você não esteja satisfeito com o profissional buscar uma cotação com os escritórios perto da sua empresa, entretanto é bom salientar que o muito barato as vezes sai muito caro e que a contabilidade que era feita a pouco tempo atras não é mais a mesma de hoje, a responsabilidade do contador e o trabalho que ele está tendo para prestar conta com os entes federativos esta muito grande e trabalhosa, forçando assim um custo maior para o empresário.

Um grande abç.

NILZA  SOUSA

Nilza Sousa

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 28 fevereiro 2012 | 18:53

Boa noite,

Estamos com um novo cliente que tem uma empresa (matriz e filial) a questao é:
em 2010 so funcionou a matriz e ele apresentou balanço;
em 2011 so funcionou a filial, ele apresentou a documentação pra contabilização e solicitando balanço da filial;

como devo proceder neste caso?
Pensei em implantar no sistema(2011) o saldo do balaço da matriz(2010) e fazer os lançamentos na filial e gerar um balanço individualisado uma vez que o cliente vem participando de licitações pela filial;
Como transferir o saldo da matriz para filial? devo transferir so das contas movimentadas em 2011?

obrigada

Felippe Gustavo Miranda Pereira

Felippe Gustavo Miranda Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 16:30

Boa Noite,

Estou fechando o balanço de uma empresa que possui uma matriz e duas filiais. Todos os estabelecimentos apuraram lucro no período, porém ao executar o encerramento do exercício por meio do sistema o saldo de lucro, de todos os estabelecimentos, é transferido para a conta de lucros acumulados da matriz. Gostaria de saber se devo então fazer lançamentos de transferencia do lucro apurado para cada filial de acordo com o apurado por cada uma. E em que data deve ser feito tal lançamento, 31/12/X1 ou 01/01/X2 ???

Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.