x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 4.781

Registro de livro diario de Matriz e Filial

Rafael Silva Lucena

Rafael Silva Lucena

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 11:07

Adotei um programa novo no ano de 2010, o Tron Informática. E ao criar o plano de contas de empresa Matriz com Filial, não selecionei para consolidar e assim, passei o ano todo lançando em plano de contas separados. Chegada a hora de encerramento percebi o erro.

Pergunta: Eu posso imprimir um livro diário para Matriz e outro para Filial e registrar na Junta Comercial?

Não ha mais como unificar os lançamentos. Estou sem alternativas.

Alguém pode ajudar?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 fevereiro 2011 | 18:50


Rafael, boa tarde.

Tendo em vista que a declaração do IRPJ é feito unicamente pelo CNPJ da matriz, então necessário se faz unificar os resultados da Matriz e Filial.

Nada impede que se faça a contabilização em separado, mas a junção de resultados torna-se inevitável.

Converse com o pessoal do sistema para viabilizar a possibilidade de que isso ocorra.

Sobre a matéria, sugiro ler este link,, com créditos a Saulo Heusi, e este aqui, , com créditos a Cláudio Rufino e Ricardo Gimenez.

Se perguisar pelo Fórum Contábeis, encontrará farto material a respeito do assunto.

Att

Hugo.

NOTA
Prefiro trabalhar com um único plano de contas para contabilização de matriz e filial.
Neste plano, separa-se individualmente contas relevantes (notadamente, estoques e vendas) entre a Matriz e Filial, já que a praticidade e coerência torna-se visível.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.