x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.486

Pagando multa DACON e DCTF

PATRICK LOPES

Patrick Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 12:13

Bom dia,

Pessoal preciso da orientação de vocês, seguinte: No mes de 07/2010 entrou uma empresa nova aqui no escritorio, e nisso ela nao estava tendo movimento, com isso nao entreguei as DCTF's e DACON's porque nao havia movimento, so que agora em janeiro a empresa enviou as NF de saida ref. os meses anteriores, e agora o chefe quer que eu pague a multa no vlr de 4.500,00 tem como eu recorrer, pois sempre peguntava o fiscal e o fiscal dizia que nao tinha movimento, o que faço tenho como me resguardar disso? estou sem saber o que fazer. me ajudem obrigado.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 13:39

Bom dia Patrick.
Pezado, se a empresa entregou a movimentação somente em janeiro, qual a sua responsabilidade nisso? é importante protocolar o recebimento destes documentos. Se foi a empresa quem entregou o movimento contabil com atraso, a responsabilidade é da administração e não do escritório contabil. seu chefe esta dando um tiro no pé, para proteger o cliente, que teve maior responsabilidade neste caso. Também é necessário você analisar a origem dessas multas. pode ser que não tenha nada a ver com este fato.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 13:42

Boa tarde.

O mundo só ve aquilo que fazemos e aquilo que escrevemos.
A informação é a coisa mais preciosa que existe, mas tem que estar escrita, fundamentada.
Ao receber uma informação se certifique que, a mesma venha escrita e de forma transparente.
Agora como voce disse, que somente em janeiro a empresa mandou as NFs, entendo ser responsabilidade dela, pois nesses caso o seu depto fiscal, não saberia dizer se tinha movimento ou não.

Att.
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
PATRICK LOPES

Patrick Lopes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 8 fevereiro 2011 | 14:26

Pessoal obrigado era o que eu precisava ter certeza, vou procurar me defender da melhor forma possivel, pois realmente nao tenho uma bola de cristal!? rsrs obrigado por responderem.

Marcos Roberto Ghislandi

Marcos Roberto Ghislandi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2011 | 14:52

Boa Tarde

Nos meses sem tributos a declarar não é obrigatório entrega da DCTF, uma vez que na DCTF de Dezembro deverá ser informado os meses anteriores sem movimento. Em relação a DACON, mesmo que não houve movimento de tributos e a empresa teve algum movimento(operacional, não operacional) a entrega da DACON é obrigatória, portanto mesmo se a referida empresa não teve movimento de tributos estaria obrigada a entrega da DACON nos meses sem tributos. Verique a situação e as regras da DACON e DCTF no site da RFB.
Em tempo
Nestes casos é sempre bom ter Seguro de REsponsabilidade Civil, pois nenhum profissional está livre de erros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.