x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 10.270

Contabilização Parcelamento Imposto Divida Ativa

IVANI BARRETO IMBRIOLI

Ivani Barreto Imbrioli

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 15 fevereiro 2011 | 15:22

Boa Tarde Caros colegas,

Estou com uma imensa dúvida, assumi a contabilização de uma empresa que possui um parcelamento divida ativa de CSLL e IRPJ sendo:

CSLL

Principal R$ 3781,74
Multa: R$ 756,34
Juros Mora: 2618,47
Encargo Legal: R$ 715,65
Valor Total: 7872,20

IRPJ

Principal: R$ 9463,25
Multa: R$ 1892,64
Juros de Mora: R$ 6651,97
Encargo Legal: R$ 1800,78
Valor Total: 19808,64

com data de inscrição em 25/10/2007 pagamento em 60X (a empresa esta sem fechamento desde então)

Como posso proceder com a contabilização o que posso considerar como despesa, no primeiro momento transferi a divida das suas contas a pagar para uma conta de Parcelamento de impostos e estou dando pagamento na propria conta sem separar o juros.

Agradeço a orientação.

Obrigada

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 09:00

O correto é separar cada valor, e não lançar todos em uma única conta.No parcelamento, inicialmente, se faz necessária a consolidação dos valores devidos, onde são apurados os valores principais da dívida com os respectivos acréscimos moratórios até a concessão do parcelamento.As multas, ainda com respaldo na boa prática contábil e no regime de competência, os valores devidos devem ser evidenciados como obrigações, sendo dedutíveis na apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, entretanto o fisco interpreta que esses valores somente são dedutíveis no período de apuração em que forem efetivamente pagos, citando como fonte o Parecer Normativo CST nº 61/1979.Os juros pagos ou incorridos são dedutíveis na apuração do lucro real e da base de cálculo da CSLL. Os encargos legais são dedutíveis na apuração do lucro real e da base de cálculo da CSLL.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.