x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 894

Responsabilidades dos Escritórios Contábeis

Flavio Coelho

Flavio Coelho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 00:12

Boa noite,

Já fui assistente de auditoria, e agora estagiário em um escritório contábil.

Estou encontrando algumas dificuldades em diferenciar as duas atividades.

Por exemplo:

- Boa parte dos clientes não têm controle algum sobre o caixa. Se recusam a atualizar o saldo do mesmo junto ao escritório. 99,99% de certeza dos valores não estarem de acordo com a realidade;

- Alguns funcionários dessas empresas fazem compras pessoais com o cartão corporativo, e sócios retiram dinheiro quando bem querem para uso pessoal, muitas vezes acima do lucro a ser distribuído.

Minha dúvida: Como auditor, eu identificaria esses riscos e colocaria no relatório. Já como contador, até que ponto é de minha responsabilidade exigir comprovantes de todas as transações e o devido controle de caixa, por exemplo? E se o cliente continuar se recusando a fazê-lo? Qual o procedimento nesses casos?

Grato.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 14:54

Boa Tarde Flavio.

Bom, o que Você nos disse acontece muito, principalmente quando a empresa possui uma pessoa controlando a parte financeira da empresa e essa pessoa na maioria da vezes não tem nenhuma qualificação ou simplismente age como um "vendedor" que falando alto, se vestindo bem, e tendo muitos contatos no celular acha que pode resolver qualquer situação e dessa forma age sem pensar e muitas vezes acontece o seguinte: o Contador é sempre o último a saber.

Muitos donos de empresa ainda não se deram conta que o Contador é a peça mais importante de uma empresa e qualquer que seja a movimentação: compra / venda / locação / investimento / abertura de conta / aquisição de um bem,... ele tem sempre que ser consultado antes.

Procedimentos nesses casos não existe, o que existe na verdade é: Você mostrar que o Seu papel é importante na vida de uma empresa e que qualquer solicitação que Você faça de alguma documentação / comprovante / ou qualquer outro tipo de documento que seja necessário para a compravação de uma movimentação da empresa,... que esse tipo de solicitação seja sempre atendida e que dessa forma Você mostre que o seu papel como Contador e ao mesmo tempo como Controlador é muito importante para a vida de uma empresa, no seu caso a vida da empresa dos seus clientes e de futuros outros.

Boa sorte nesse seu ínicio de carreira na área contábil.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.