x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.416

baixa empresa lucro real

MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 12:26

Boa tarde
Amigos estou com um grande problema a empresa qm que trabalho resoveu ancerrar as atividades, trabalho aqui a 24 anos e nunca encerrei as atividades de uma empresa, vieram me perguntar qual o melhor caminho a empresa e um supermercados .o meu estoque o valor e bem alto mas quando vender ele vou ter que pagar pis e confins e icms , pois ja me beneficiei desse credito., e na venda do ativo.

A pergunta e vou ter que vender todo o ativo e estoque, podem em ajudar me dando dica da maneira mais economica, e por onde devo começar, a empresa vai ser entregue ao comprador no ultimo dia de março, preciso transferir ela de local ate dar baixa pois o outro ja quer dar entrada no mes de 04/2011.
Por favor me ajudem

JAIRO SOUSA

Jairo Sousa

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 13:57

Oi Márcia.

Acho que poderia numerar as suas dúvidas... ficou confuso...

O que pude entender é que vai vender esta empresa...

Podes inclusive registrar esta venda... emitindo nota fiscal das mercadorias vendidas ao novo proprietário.

Assim eliminaria do seu balancete estes valores elevados...

" Na Contabilidade da Vida "
MARCIA HELENA BATISTA

Marcia Helena Batista

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 14:56

desculpa Jairo mas sao tantas, mas vou tentar.

O proprietario acabou de me falar que sim e uma venda e a empresa que esta comprando vai adquirir as mercadorias e moveis e utensilios.

Jairo tem como voce me dar uma noçao do que eu vou ter que pagar de imposto sobre essas vendas ?

Vou ter que eliminar todos os saldos do meu balancete?

Essa empresa nova quer inaugurar em abril ate essa data a empresa que eu trabalho ainda nao conseguiu dar baixa no seus funcionarios e nem na receita e posto fiscal, para eles dar entrada na receita precisa do endereço no qual ainda consta o endereço velho o que fazer?

Obrigada Marcia

JAIRO SOUSA

Jairo Sousa

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 16:42

Ok Márcia.

As Vendas normais de mercadorias serão tributadas de acordo com o regime tributário de sua empresa.... bem como o tratamento fiscal de cada produto ( ICMS ).

Os móveis também poderão ser vendidos, como Venda de Imobilizado.

Referente aos saldos em balancete... não necessariamente precisa zerar...

Desde que quando encerrar a atividade ( ou pedido de baixa ) não realize nem compras nem vendas... ou seja não realizar nenhuma operação operacional.

Salvo os recebimentos de duplicatas... pagamentos duplicatas...algo já realizado.

A baixa total da empresa... demora muito... muito mesmo.. principalmente a parte da Previdência.

Mas isso não impede de outra empresa ser constituída... tudo vai de como será aberta a outra... endereço... sala n.2.. algo do tipo..

Abraços.

" Na Contabilidade da Vida "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.