x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.359

Honorários atrasados

ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 13:31

Boa tarde amigos do Fórum,

Alguns clientes do meu Escritório estão com os honorários atrasados há vários meses e está uma luta conseguir receber algum valor.

Gostaria de saber como vocês lidam com esses clientes, colocam pra protesto? Suspendem os serviços? Qual estratégia utilizam?

OBS: Meu escritório por enquanto é CEI, mas já está saindo o CNPJ, para podermos ao menos protestar.

Obrigado.

ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 14:34

Boa tarde, Adriano!!!
Aqui no meu escritório também tenho honorários em atraso, mas não faço nenhum tipo de retaliação. Entrego todas as obrigações mensais e anuais, mesmo porque mais cedo ou mais tarde o cliente vai procurar os serviços do escritório. E é muito bom apresentar para o cliente que a empresa dele mesmo estando com débito para com o escritório está em dia com as obrigações. Aí sim eu faço a cobrança com os valores atuais. Pelo menos é o meu procedimento. Se algum colega tiver outro, por favor poste também. A troca de idéias é importante.
Abraço

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 06:01

Adriano eAdalgisa, bom dia.

Na verdade, clientes com inadimplência no pagamento de honorários contábeis é bem recorrente em nosso ramo.

E isso por vezes nos traz algumas dificuldades, já que temos nossos (altos) compromissos a saldar todo mês, com despesas fixas em valor considerável, onde o bom senso indica que devemos manter reserva para eventualidades, ou seja, não retirar todas as sobras do mês.

Existem aqueles clientes que atrasam por serem contumazes e aqueles esporádicos.

Os contumazes geralmente são aqueles mais enrolados quanto ao envio de documentos para a contabilidade, culminando com que tenhamos mais trabalho, tempo que por lógica, deveria ser dedicados aos bons clientes.

Com o tempo, procurei excluir da minha carteira, os clientes enrolados, já que o custo-benefício em mantê-los não compensa, tentando priorizar qualidade por quantidade.

Sobre a forma de trabalhar para recebimento dos honorários, hoje procuro trabalhar com boletos bancários, que é uma forma bem segura para recebimento dos nossos créditos, pois sabemos que existe a cultura em pagar primeiro as prioridades, e um boleto não pago em dia acarretará multas e juros. E mesmo assim, ainda existem aqueles dois ou três clientes que ainda atrasam o pagamento.

Num primeiro momento, o bom senso não me permitiu a opção de mandar o título para protesto. Mas criei coragem e para os clientes que atrasam pagamentos por mais de um mês (e por mais de uma vez, consecutiva), atualmente deixo a opção sim para protesto depois de 10, 15 dias após vencimento.

O mercado em geral manda para protesto após 5 dias.

Não paguemos nossos títulos tempestivamente para ver o que acontece.

Resumindo, deveremos priorizar nosso trabalho mediante honorários dignos e com recebimentos em dia.

Sabemos da concorrência desleal por parte de alguns profissionais que para angariar clientes, cobram valores irrisórios, sendo um tiro no próprio pé, com tendência de serviço prestado de má qualidade.

Que possamos então nos espelhar em bons profissionais... para o resto, o tempo mostrará que o contribuinte fez péssima escolha.

Att.
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ADALGISA RUFINO CAETANO GRILO

Adalgisa Rufino Caetano Grilo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 09:57

Bom dia Hugo. Obrigado pela ajuda. Voce tem razão. Precisamos valorizar ainda mais nossa profissão que é tão preciosa. Infelizmente no meu caso meu bom censo ainda não me permitiu protestar honorários vencidos. Ainda estou sendo pacienciosa....mas sei que deverei tomar uma atitude muito em breve.
Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.