x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 82.238

Lançamento de Duplicatas c/ juros

Eduardo Lúcio

Eduardo Lúcio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 março 2011 | 19:40

Boa Noite Nobre colegas!! Estou fazedo o Provisionamento e pagament de algumas duplicatas de fornecedor e elas quando somadas dão um valor a maior que o valor da Nota fiscal. Bem pelo que verifiquei essa diferença é o Juros. Minha dúvida é se estou contabilizando certo, por exemplo: uma compra nova valor de R$ 900,00 no valor total da nota e as duplicatas somadas ficam no valor de R$ 950,00 faço da seguinte forma o lançamento:
D - Estoque - R$ 900,00
C - Fornecedor - R$ 900,00

D - Despesas com Juros - R$ 50,00
C - Juros a pagar - R$ 50,00

E depois conforme vou baixando o fornecedor o lançamento fica da seguinte forma:
D - Fornecedor - R$ 900,00
C- Caixa/Banco - R$ 900,00

D- Juros a Pagar - R$ 50,00
C- Caixa/Banco - R4 50,00.

Está correto meu lançamento? Pesquisei no forum e não localizei nenhum tópico tratando diretamente sobre isso.

Desde já agradeço imensamente a todos!!!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 março 2011 | 22:26

Eduardo Lúcio, boa noite.

Os juros já vieram destacados na duplicata que justificasse os seus lançamentos na data da compra?

Caso não, tal apropriação poderia ser feita somente no final do mês, de acordo com o regime de competência.

Imaginando que a duplicata tenha sido quitado no mês seguinte à compra, lançaria simplificadamente da seguinte forma:

D - Fornecedores (PC) 900,00
D - Juros Passivos (CR) 50,00
C - Caixa-Bancos (AC) 950,00

Att

Hugo.

Onde:
PC - Passivo Circulante
CR - Conta de Resultado.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Eduardo Lúcio

Eduardo Lúcio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 5 março 2011 | 22:37

Boa Noite Saldoso Hugo,
Realmente o juros não veio destacado na duplicata. E só quando chega a última duplicata de uma sequencia de 03 ou 04 duplicatas por exemplo é que percebemos a diferença. Para tanto então poderei proceder deta forma no mês em que a última duplicata for lançada, correto?

Abraços e Muito obrigado por vossa atençao.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 7 março 2011 | 08:04

Eduardo Lúcio

Eu faço da seguinte maneira:
1- Pelas NF de compras
D-Estoque
D-Tributos a Compensar
C-Fornecedor

2-Pelo Pagamento
D-Formecedor
C-Banco(pelo total das duplicatas) OBS.

Pelos juros

D-Juros (CR)
C-Fornecdor

OBS: Hoje em dia nao se justifica dar baixa em todos pagamentos usando o caixa, porque é sabido, inclusive pelo fisco,que estes pagamentos são feitos em banco.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.