x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 2.916

Escrituração Igrejas

MARCIA CRISTINA SILVA

Marcia Cristina Silva

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 março 2011 | 14:01

Boa Tarde, Estou com uma Dúvida para contabilizar o movimento de uma igreja pois tem algumas despesas feitas por pessoas fisicas em nome da igreja: como empréstimo em dinheiro para a igreja, apenas assinando promissórias e empréstimo de cheques pessoa fisica para a igreja depositar na conta da pessoa e no relatório consta pg de cheque fulano de tal e entrada de dinheiro de filiais que não estão legalizadas. Obrigada aguardando resposta

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 12 março 2011 | 16:25

Marcia, boa tarde.

Procure orientar os responsáveis para que tais transações sejam feitas de forma mais transparente possível, elaborando documentos legais e planilhas de apoio, a fim de que possam dar o suporte necessário para a contabilidade.

Para os casos por voce apresentado, deverá recorrer à pessoa responsável pelos eventos, para os devidos esclarecimentos que te auxiliem na contabilização.

Mais importante que isso, crie regras e procedimentos para sanar tais déficites técnicos a partir de agora, pois o cuidado a ser mantido com capital alheio deve ser sempre redobrado e a contabilidade, bem embasada, sob pena de omissão.


Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
MARCIA CRISTINA SILVA

Marcia Cristina Silva

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 11:28

Obrigada Hugo, pesquisei aqui no forum e tambêm tirei dúvidas no arquivo morto e já entrei em contato com o Pastor presidente para resolver essas pendências e vamos trabalhar com mais claresa possível.

ADRIANA GONÇALVES

Adriana Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 17:46

Oi Pessoal precisa tirar uma duvida que ainda não foi esclarecida
o salario do pastor é feito pelo recibo Prebenda, e o INSS quem fica responsavel de recolher, o Pastor ou a Igreja e qual codigo devo ultilizar para o recolhimento e se esta informaçao de recolhimento deve ser declarado pela SEFIP.

AIgreja tem dois funcionarios registrados, qual a base de calculo devo ultilizar para recolhimento do inss/entidade.

Quais declarações anuais devo declarar a receita federal

MARCIO WAGNER PEREIRA DA SILVA

Marcio Wagner Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 11:26


adriana, igreja só presta contas a deus.....por se tratar de templo religioso esta isenta de tudo, iptu, ir, pis, cofins, etc.
agora, ja em relação a parte trabalhista, não, ela esta obrigada a entregar sefip sim, pagar fgts, recolher e reter inss, ok.

ja em relação ao pastor, ele nao e funcionario da igreja, ele faz retirada mensal ok, caso voce informe na sefip a igreja tera que arca com a parte patronal ok, assim, e melhor que ele faça sua contribuição a parte ok.

ADRIANA GONÇALVES

Adriana Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 18:05

Brigada pela ajuda.

Mas estou com uma maior agora
Fui consultar minha DBE, e deu erro: NATUREZA JURIDICA INCOMPATIVEL COM A ATIVIDADE DE ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS
SENDO QUE USEI OS MESMOS de 5 CNPJ QUE TENHO AQUI
NATUREZA JURIDICA 399-9
ATIVIDADE ECONOMICA: 949100

PODEM POR FAVOR ME DIZER QUAL NATUREZA JURIDICA POSSO USAR DE ACORDO COM A ATIVIDADES PARA IGREJAS

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 09:30

Bom dia!
Adriana, vc poderá consultar qualquer atividade neste link
http://www.cnae.ibge.gov.br/
O CNAE que consta lá é 4120-4/00, talvez por isso esteja ocorrendo o erro. Mas foi legal vc postar isso... as Igrejas que faço também estão com a mesma atividade econômica que a sua e a mesma natureza jurídica.
Segundo o IBGE a natureza jurídica é 322-0 - Organização Religiosa
Espero tê-la ajudado, pois vc tbém me ajudou.
Já vou providenciar a correção das minhas.
obrigado

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.