x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.298

ética profissional

SANDRO

Sandro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 15:40

Boa tarde! Pessoal
Estou entrando pela primeira vez no forum, espero aprender e ajudar no que for possivel. Estou começando agora com um escritorio e alguns clientes que ficaram sabendo, me procuraram querendo meus serviços, dizendo que nao estavam satisfeito com o atendimento e com os valores cobrados pelos serviços dos contadores. Estarei eu agindo com falta de ética caso aceite eles com honorarios mais barato.

Deividi Leandro

Deividi Leandro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 16:24

Boa tarde Sandro,

O assunto ética profissional, é algo delicado e sempre traz à tona pontos de vista diferentes, pois se trata de algo no mínimo polêmico.
Mas sobre o seu questionamento, vou emitir a minha opinião sobre o assunto.

Para mim existe dois pontos de vista, uma é que vc precisa de clientes
para poder desenvolver as suas atividades, então se um futuro cliente lhe procura é pq não está satisfeito com o serviço prestado pelo colega de profissão.

Segundo é que o preço cobrado pelos honorários não pode ser extremamente baixos só para conseguir o cliente, isso seria anti-ético e tambem desvaloriza a classe.

Sugiro a você pesquisar com alguns colegas os honorários cobrados por eles pelos serviços prestados a esse tipo de empresa.
O cumprimento da ética considero algo bem pessoal, e cabe a cada um de nós contadores, sabermos quando estamos sendo éticos ou não.

Espero ter lhe ajudado.

Abraço

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 14 março 2011 | 19:18


Sandro, boa noite.

Retrata o Art. 8º da Resolução CFC 803/96 (Código de Ética do Contabilista):

Art. 8º. É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

Desta forma, seria falta de ética da sua parte concorrer com os colegas mediante oferecimento de serviços com honorários mais baratos, já que seria um verdadeiro tiro no pé, pois dispendemos altos investimentos profissionais e materiais para manter nossos escritórios, e o resultado para voce, possivelmente seria frustrante... não devemos esquecer da nossa responsabilidade pelos serviços prestados e cuja garantia é de no mínimo 5 anos.

Nenhum cliente é obrigado a manter vinculado a determinado escritório de contabilidade, mas o quesito preço inferior não justifica angariar mais um cliente na sua carteira.

Tente por começar a mostrar um serviço diferenciado, de qualidade, com bons funcionários, bons sistemas (tudo isto têm um preço) que o próprio cliente fará a sua propaganda e novos chegarão.

Bons serviços prestados, merecem remuneração a altura... e nunca se esqueça do velho ditado que diz: "o sol nasce para todos".

A propósito, sugiro leitura do nosso Código de Ética, que certamente muito o auxiliará.

Boa sorte.

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.