x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 6.263

produção própria para locação contabilização

Henrique Leal

Henrique Leal

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 10:47

bom dia! estou com uma empresa cuja atividade é confecção e locação de bens móveis, a própria empresa confecciona as peças (vestidos de festas, noiva, etc.) e as coloca para locação a clientes. O estoque é periódico. Cada vestido confeccionado tem um valor médio acima de R$ 2.000,00.
Como será a classificação do bem produzido, será lançado em estoque (produto acabado) ou direto para o ativo imobilizado haja vista que a primeiro momento a empresa não tem intenção em vendê-lo? e como ficaria a apuração do custo, seria criada a conta com a nomenclatura CPA - custo de produtos acabados, por exemplo? como ficariam os lançamentos?
agradeço aos colegas que puderem me ajudar.

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 23:38

Boa noite.

Vamos por partes: Qual o negócio da Empresa? alugar OK. Então o produto (vestido de noivas), acredito que seja ativo, pois, ativos são bens destinados a manutenção das atividades da empresa.

Segundo, a empresa deve ter um controle para lhe passar quando tal vestido(produto) estiver disponível para venda, ou seja, reclassifica-o de ativo imobilizado para estoque.

Acredito que deve ser lançado para custo (resultado) na baixa da venda, pois, enquanto está alugando ainda é ativo imobilizado (para resumir). Então os gastos com a manutenção do mesmo considero despesas.

Espero ter ajudado.

Henrique Leal

Henrique Leal

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 15:44

Rafael, obrigado pela ajuda.

Entendi, devo lançar o produto no ativo imobilizado pois não tenho, a princípio, a intenção de vendê-lo, já que o ramo de atividade principal da empresa é confeccção e locação.

Ainda estou com dúvidas quanto aos lançamentos dos custos.
Solicitei à empresa que me enviasse os relatórios de 31/12 onde constem o inventário de produtos de produção própria e material (tecidos e aviamentos) ainda não empregados na confecção.

Criei a conta "custo do bem produzido CR" e tranferi para ela o saldo da conta "compra de material para confecção (tecidos e aviamentos) CR" e também o saldo da conta "salários de mod CR", de forma que na conta "custo do bem produzido CR" passou a constar o total geral dos custos da confecção.

Com base no relatório enviado pela empresa creditei da conta "custo do bem produzido CR" o valor do material ainda não utilizado na confecção dos vestidos prontos e debitei este valor na conta "Estoque - Matéria Prima AC", de forma que agora na conta "custo do bem produzido" passou a constar somente o custo total empregado nos vestidos já confeccionados, ou seja, o saldo da conta "custo do bem produzido" é exatamente o valor total do vestido de confecção própria a ser lançado no ativo imobilizado.

Então, creditei o saldo total da conta "custo do bem produzido CR" e debitei a conta "vestidos para locação - produção própria ANC" no ativo imobilizado.

Porém, ao fazer estes lançamentos vi que na DRE as contas de custo ficam zeradas, já que as mesmas foram transferidas em sua totalidade para a conta "vestidos para locação" no ativo imobilizado, assim acho que ainda há algum lançamento que deixei de efetuar, ou tenho dúvida da metodologia acima, já que a DRE não demonstra a realidade dos custos empregados na produção.

Será que a metodologia correta é esta mesma descrita acima, ou está incompleta ou errada?

Rafael, mais uma vez agradeço sua ajuda e também aos demais colegas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.