x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.904

Balanço -Lucro Real

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 13:21

Pessoal boa tarde a todos.

se alguem puder me esclarecer alguns pontos, pois estou preocupado

peguei um cliente esse ano e em 2010 não foi feito qse nada contábil, refiz lancei td, só que agora estou com dúvida e preocupação pois a empresa é lucro real e quero ja deixar ok para o sped e assim nao ter problemas

o cmv, posso fazer a a apuração em dezembro? ou tem de ser mensal?

pelo q vi a empresa sempre da prejuizo, como fica contabilmente, até pra dipj, isso seria com suspensao? tenho de fazer algum lançamento?

a empresa tem um funcionaria, deve ser feito mensalmente provisões?

a empresa é uma importadora/exportadora,tem processos de importação q ao encerrar o ano ela ficou com a conta a receber dos clientes, isso ao encerrar o balanço deve ser feito algum procedimentos, deve ficar no ativo mesmo?

bom, é isso, desculpe tantas perguntas mas agora q consegue lançar td e ver q ainda tem muita coisa, fiquei preocupado

abraços a todos

Deividi Leandro

Deividi Leandro

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 08:57

Bom dia Toninho,

Vamos por partes:

1º) O CMV, caso a apuração do lucro real seja anual, vc deve fazer em dezembro.

2º)Balanço de suspensão, serve para demonstrar que os valores que você apurou mensalmente e recolheu de IRPJ e CSLL excedem ao valor devido pela empresa. Isso acontece para empresas que recolhem o imposto por estimativa. Contabilmente o prejuízo ficaria demonstrado no DRE que depois seria transferido ao Patrimônio Líquido, e se a empresa apenas dá prejuízo, você deveria conversar com o seu cliente sobre isso, para verificar se não estão deixando faltar receita, pois isso atravéz da DIPJ poderá chamar a atenção do fisco.

3º)Sim, o correto é fazer provisões, pois seria prudente a constituição de provisões (13º e Férias) por se tratar de uma despesa mensal, assim estará cumprindo o princípio da prudência e competência. Esses valores de provisão tambem são dedutíveis na apuração do Lucro Real.

4º)Se a empresa tem valores a receber de seus clientes, ela devem ficar em aberto no ativo circulante, na conta clientes.

Espero ter ajudado.

Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.