x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.482

Venda de imobilizado -adiantamento de valor

Sandra Regina Jurek Ribeiro

Sandra Regina Jurek Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 11:29

Bom Dia, a empresa que trabalho é uma empresa Florestal tributado pelo lucro presumido. Estamos efetuando uma venda de parte do seu ativo biológico (imobilizado) e o comprador fará um adiantamento de parte do valor que consta no contrato.
Minha dúvida é que procedimento deve-se adotar na contablização? -Contabilizar a operação pelo Contrato apurando ganho/perda capital? Dar entrada somente do valor recebido como adiantamento devedores diversos e reconhecer a receita somente no momento da saída do produto da floresta (Toros)?
OBS - Conforme contrato a empresa compradora pretende dar entrada no seu Imobilizado.
Aguardo se alguem puder me ajudar.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 16:28

Cara Sandra

A contabilização que você deve proceder no momento é a de adiantamento de devedores. Isso porque, a baixa do Ativo e seu respectivo ganho ou perda da venda, só podem ser contabilizados no ato da transferência da posse do mesmo, conforme rege o Regime da Prudência.

At.
Marcos Vinicius

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 18 março 2011 | 16:57

Sandra Regina Jurek Ribeiro

Complementando o exposto pelo Marcos.

O recebimento do adiantamento gerou a entrada de um BEM e consequentemente um OBRIGAÇÃO. Portanto eu faria o seguinte:

Vamos supor que a venda seja 1000,00 e foi adiantado 200
Pelo Adiantamento
D-Banco(AC)
C-Contas a Pagar(PC).........200,00

Pela Nota Fiscal de vendas
D-Conta a Receber
C-Vendas Imobilizado(CR).......1000,0
OBS: contabilizar o custo e baixo do ativo imobilizado, pelo preço de custo;
Lançamento Complementar
D-Conta a Pagar
C-Conta a Receber........200,00

Pelo Recebimento dos 800,00 restante
D-Banco
C-Contas a Receber...........800,00

Tem alguns contadores que registra os 200,00 a crédito do contas a receber no momento do adiantamento.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.