x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 30.261

Previsão de Faturamento

Vanessa Costa

Vanessa Costa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 19:53

Boa Noite a todos

Nunca fiz isso pra nenhum cliente, mas este esta insistindo para que eu assine uma PREVISÃO DE FATURAMENTO que o banco o pediu. A empresa foi aberta em janeiro deste ano, e até agora esta pagando tudo em dia, inclusive os impostos, porém como posso assinar uma previsão de uma empresa que mal abriu?
Alguem ja teve esse questionamento? Existe alguma responsabilidade do contador perante o banco no qual a empresa irá apresentar a previsão?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 21:17

Vanessa, boa noite.

Instituições financeiras normalmente exigem previsão de faturamento para empresas recém constituídas, seja para abertura de contas, seja para obtenção de créditos.

Desta forma, tal previsão poderá ser elaborada diante da razoabilidade, tendo, no seu caso como parâmetro, os faturamentos dos mêses de janeiro e fevereiro, respeitada épocas sazonais de vendas, se for o caso.

O contador não poderá sofrer consequências, desde que use o bom senso nas previsões, que não deverão fantasiar resultados que sabidamente não ocorrerão, e o melhor cenário a ser observado é o próprio mercado.

Eventuais consequência para o contador seria se este elevar documentalmente o faturamento do contribuinte das vendas já realizadas.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ELIZABETH MOURA

Elizabeth Moura

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 16:40

Boa tarde Alini,

Esses dias me aconteceu a mesma coisa, tinha que fazer uma previsão de uma empresa que estava aberta desde ano passado e não tinha movimento, não consegui acha os reais fatores, pois sei que é preciso colocar vendas a vista e a prazo, pois quando a empresa futuramente usar desconto de cheque custodia é preciso ter um valor estimado em venda a prazo ou quantos %. No meu caso o cliente me disse que venderia uma média de 20.000 por mês eu lancei valores crescente até 30.000 final de dezembro. Não ficou certo mais o banco aceitou. MAis acho que tem que ter um fator que devemos usar por ex. janeiro 15.000 em fevereiro qual o fator vai aumentar ou dimunir esse possivel faturamento? Deveriamos levar em conta o valor de compras de estoque e a porcentagem de margem de lucro.
Se alguém puder nos esclarecer melhor fico grata

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 17:11

Boa tarde.


Creio que a responsabilidade de provisão de faturamento é o empresário / administrador da empresa, e não o contador.

O contador pode passar dados para ferramenta de análise do empresário, mas a previsão deve ser efetuado pelo gestor do negócio.

Entendo assim.

Espero ter ajudado.

Alane Ribeiro

Alane Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 10:11

Bom dia,

No caso da empresa que só obteve faturamento nos últimos três meses, e o banco pediu uma provisão para os próximos nove meses. Devo fazê-las separadamente a de faturamento e a de provisão? ou tudo junto?

e se junto, como faço na parte superior da declaração onde informa o valor total do faturamento e o projetado?

Seja você a mudança que quer ver no mundo (Gandhi)
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 10:15

Bom dia,

Geralmente quando a empresa é nova, fazemos com base em outra empresa do mesmo porte e atividade.

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Alane Ribeiro

Alane Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 10:33

Bom dia, Plácido.

Obrigada (:

Os valores em si eu já tenho, a minha dúvida mesmo é na parte de montar a declaração, se eu separo por declaração a de provisão e a de faturamento? ou se ponho junto na mesma? e se for o caso de for junto, como seria o modelo?

Seja você a mudança que quer ver no mundo (Gandhi)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.