x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.842

criação de departamento contábil em uma empresa

yasmini

Yasmini

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 10:33

Olá, fiquei responsável pela criação de um departamento de contabilidade interno em uma empresa que está crescendo, ela deixou de ter médio porte então para a tomada de decisões foi solicitado a criação da contabilidade interna, porém gostaria de saber, quais os passos para a criação deste departamento, como delegar as tarefas, ainda teremos a contabilidade externa mas a parte de recursos humanos, relatórios contábeis e escrituração, queremos fazer dentro da empresa. Qual a melhor forma de fazer esta transição e quais os passos para o procedimento?

Vanderlei Nunes

Vanderlei Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 15:24

Ola Celina
Creio uqe posso contribuir para essa sua necessidade pois nosso processo aqui em minha empresa foi parecido 10 anos atras.
Algumas perguntas:
1 - A contabilidade externa vai só supervisionar o trabalho e continuara a assinar como responsavel, é isso?
2 - quantas pessoa voce pretende usar nesse novo departamento?
seriam 1 no fiscal, 1 no pessoal e 1 na contabilidade?
3 - Vc pretende contratar um contador para supervisao interna e ajuda na execução das tarefas ou vai treinar alguem de dentro do seu escritório?
4 - qual o seu ramo de atividade
3 - Quantas nf vc movimenta por mes?
4 - quantos empregados tem na empresa?
5 - voce tem um programa integrado (ERP) ou vai usarr sistema que o seu escritorio indicar?

Vanderlei Nunes
Aripuanã - MT
yasmini

Yasmini

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 17:15

Olá Vanderlei, muito obrigada pela contribuição...
Bem,
1 - sim isso mesmo
2 - isso aí
3 - vamos treinar alguém, no caso eu mesma que já trabalhei em escritório de contabilidade, mas não tenho técnico porém pretendo fazer,
4- venda de máquinas e assistência técnica
3 de novo- umas 100
4 - 18
5 - já temos o ERP mas falta o treinamento do módulo de contabilidade e escrita fiscal.
Se puder me ajudar me dizendo como foi e como é atualmente em sua empresa, o que queremos e ter um controle mais apurado das contas para podermos planejar o futuro, coisa que a contabilidade externa não faz, a cont externa faz mais o grosso assim, queremos mais esmiuçadas e com mais agilidade os dados. Obrigada.

Vanderlei Nunes

Vanderlei Nunes

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 março 2011 | 20:00

Vejo que voce ja tem um ferramenta ERP, onde voce ja podera integrar Fiscal, contabil e folha de pagamento, alem claro do financeiro, que vai gerar um economia grande nos processos.
A contabilidade externa tera que ser somente de supervisão, mas o contador devera estar afinado com seu ERP para ele tambem entender como funciona, senao pode gerar algum atrito e desconforto.
Atenção às mudanças quase que diarias na legislação. Aconselho assinar um boletim on line ou impresso tipo iob, cenofisco, etc., para ficar sempre por dentro das atualziações. Esses informativos sempre trazerem dicas uteis para o dia-a-dia do departamento.
Peço para voce se atentar no seu plano de contas, ele que vai facilitar ou atrapalhar sua vida na hora de gerar balanço ou relatorios gerenciais e patrimoniais. o pessoal da empresa de ERP pode te ajudar muito nessa tarefa.
Partir do principio de que folha, fiscal, financeiro, estoque, imobilizado, se integram ao contabil, não o contrario.
o ideal e voce alocar todos em ambientes proximos para facilitar a comunicação e circulação.
Tambem é interessante um bom local para alocar os arquivos, promover a guarda e arquivar os documentos por fato (nf de entrada separada das de saida), em ordem cronologica, abem como adotar planilhas de lançamento pre impressas ou entao ver se seu ERP gera as planilhas do lote lançado para impressao por dia e colcoar em caixar proprias no arquivo para um melhor localização e organização.
Na parte fiscal, se atentar para o SPED, declarações ao fisco federal e estadual.
Mantenha sempre um agenda com todas as obrigações da semana berm visivel e atualizada para nao perder prazos de entregas de declarações e recolhimentos

Bem, acho que contribui um pouco para seu desafio.
Caso precise me envie sua dúvidas que terei muito prazer em ajudar.

Vanderlei Nunes
Aripuanã - MT

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.