Vejo que voce ja tem um ferramenta ERP, onde voce ja podera integrar Fiscal, contabil e folha de pagamento, alem claro do financeiro, que vai gerar um economia grande nos processos.
A contabilidade externa tera que ser somente de supervisão, mas o contador devera estar afinado com seu ERP para ele tambem entender como funciona, senao pode gerar algum atrito e desconforto.
Atenção às mudanças quase que diarias na legislação. Aconselho assinar um boletim on line ou impresso tipo iob, cenofisco, etc., para ficar sempre por dentro das atualziações. Esses informativos sempre trazerem dicas uteis para o dia-a-dia do departamento.
Peço para voce se atentar no seu plano de contas, ele que vai facilitar ou atrapalhar sua vida na hora de gerar balanço ou relatorios gerenciais e patrimoniais. o pessoal da empresa de ERP pode te ajudar muito nessa tarefa.
Partir do principio de que folha, fiscal, financeiro, estoque, imobilizado, se integram ao contabil, não o contrario.
o ideal e voce alocar todos em ambientes proximos para facilitar a comunicação e circulação.
Tambem é interessante um bom local para alocar os arquivos, promover a guarda e arquivar os documentos por fato (nf de entrada separada das de saida), em ordem cronologica, abem como adotar planilhas de lançamento pre impressas ou entao ver se seu ERP gera as planilhas do lote lançado para impressao por dia e colcoar em caixar proprias no arquivo para um melhor localização e organização.
Na parte fiscal, se atentar para o SPED, declarações ao fisco federal e estadual.
Mantenha sempre um agenda com todas as obrigações da semana berm visivel e atualizada para nao perder prazos de entregas de declarações e recolhimentos
Bem, acho que contribui um pouco para seu desafio.
Caso precise me envie sua dúvidas que terei muito prazer em ajudar.