x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 1.766

Bruce

Bruce

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 16:59

O que é um Ativo Fixo dentro de um Centro de Lucro?

Obrigado.

Bruce Wayne
Systems Analist
"Viste um homem diligente na sua obra? perante Reis será posto" Provérbios 22.29
Bruce

Bruce

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 10:14

Obrigado de novo...
Vou pesquisar mais sobre esse assunto...

Bruce Wayne
Systems Analist
"Viste um homem diligente na sua obra? perante Reis será posto" Provérbios 22.29
Bruce

Bruce

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 10:38

Ativo Fixo então são os Bens de uma empresa ou Ativos que não sofrem modificação constante? Ativo Fixo = Imobilizado?

Obrigado Antecipadamente...

Bruce Wayne
Systems Analist
"Viste um homem diligente na sua obra? perante Reis será posto" Provérbios 22.29
Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 11:24

Ativo fixo são bens destinados para manutenção das atividades da empresa. Existem outros ativos que não são destinados a manutenção: ex: conta de investimentos, porém, não são fixos pq as atividades da empresa não necessitam deles para sobreviver.

Ativo fixo = Imobilizado.

Modificações sofrem sim, como as depreciações e os testes de impairmente (recuperabilidade).

Dá uma lida no FIPECAFI na parte de ativo que vai lhe ajudar e muito.

Abraços

Bruce

Bruce

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 16:40

Obrigado amigo Rafael , entendi e me ajudou bastante seus esclarecimentos, vamos agora a consulta ao FIPECAFI.

abraço.

Bruce Wayne
Systems Analist
"Viste um homem diligente na sua obra? perante Reis será posto" Provérbios 22.29
Tiago Amorim De Matos

Tiago Amorim de Matos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 13:05

Boa tarde a todos,

Ativo fixo = Imobilizado e intangível
Lei 11.638/07 art.179 imobilizado = São os direitos que tem por objeto bens corporeos destinados as manutenções das atividades da cia ou empresa, ou exercidos com essa finalidade inclusive os bens qua transfiram os riscos, beneficios e controle desses bens. Intangível = São os direitos que tem por objeto bens incorporeos inclusive o fundo de comercio adquirido. o CPC 27. CPC 04 e CPC 06 detalham com mais clareza sobre o assunto.

Quando nosso amigo Bruce disse que os bens não sofrem modificação ele esta correto, pois esta falando de movimentação física. uma empresa não adquire um ativo fixo em um período com a intenção de se desfazer do mesmo em pouco tempo.

Quanto a pergunta inicial do topico um centro de lucro ou unidade geradora de caixa são os bens que geram receitas para a empresa, ex: uma industria fabrica sapatos, porém na fabricação existe uma máquina que molda o couro do saparo, uma segunda máquina coloca a sola dos sapatos e uma terceira máquina da o acabamento do mesmo. cada máquina é um ativo individual, porém as três máquinas são consideradas uma unidade geradora de caixa, pois, para a empresa vender o sapato é necessário passar por este processo.

Espero ter ajudado.

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 13:44

Boa tarde.


O ativo imobilizado de fato é uma unidade geradora de caixa, pois, gera receita (CPC-01)

O ativo imobilizado sofre variação sim, de acordo com as novas práticas contábeis, é necessário efetuar o teste de recuperabilidade, ou seja, projeção de geraão de caixa, caso o ativo esteja registrado por um valor insuficientemente gerador de caixa projetado, o mesmo deve ser ajustado, variando seu valor em contrapartida o resultado.

Tal avaliação deve ser feita no mínimo anualmente ou quando houver indícios de desvalorização.

Além desta variação existe a Reavaliação, que também é uma variação.


Base: CPC, lei 11.638
Espero ter ajudado.

Bruce

Bruce

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 13:52

Caro Tiago,

Obrigado pelas suas contribuições e respostas ao meu questionamento.
Sobre a modificação do Ativo Fixo realmente tem razão. Eu me referi mesmo a compra e venda, isso geraria modificação mas, transporte de Imobilizado para uma filial, por exemplo, não geraria a modificação correto? Pois, o bem ainda é de propriedade da empresa...
Ficaram por demais claras. Mas, para adquirir mais conhecimento a respeito disso, gostaria de ler o FIPECAFI mas, não acho em lugar algum da web, saberia de um link onde possa le-lo?

Agradeço antecipadamente.

Bruce Wayne
Systems Analist
"Viste um homem diligente na sua obra? perante Reis será posto" Provérbios 22.29
Tiago Amorim De Matos

Tiago Amorim de Matos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 15:36

Boa Tarde,

O ativo imobilizado de fato é um gerador de caixa???? nem todo item do ativo imobilizado gera caixa, ex: uma mesa para administração da produção não gera caixa!!! existem duas categorias de ativos, os bens utilizados na produção que geram caixa e os bens utilizados na administração do negócio que não geram caixa, mas, auxiliam na atividade.

Acredito que nosso amigo Rafael esta confundindo a pergunta inicial, vc tem razão quando diz que o ativo tem modificação "monetária", anteriormente a lei 11.638/07 e o comitê de pronunciamentos contábeis tais alterações "Monetárias" já existiam com a depreciação. concordo com tudo oque foi postado e acho de grande valia tal conhecimento, porém a pergunta de nosso amigo Bruce foi referente a movimentação "Fisica" e nesse caso os bens do ativo imobilizado não sofren modificações constantes. exemplo:

Bens de consumo - empresa compra e consome em pouco tempo " menos de 12 meses"

Bens de estoque - empresa compra e vende em pouco tempo "menos de 12 meses"

Bens do ativo imobilizado - a empresa compra e ermanece com o mesmo por um longo periodo de tempo "superior a 12 meses" - não existe modificação "Fisica"

O CPC-01 Redução ao valor recuperavel de ativos é um paramentro para registrar "Monetariamente" os bens pelo seu real valor no balanço patrimonial. neste caso existe variação e não movimentação "Financeira e não fisica"

o site Cosif é muito bom mesmo, existem muitas matérias que agregam bastante.

Bruce vc vai ler o fipecafi, o topico sobre ativo imobilizado fica no capitulo 12

Att.

Bruce

Bruce

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 15:00

Caros Rafael e Tiago,

Estou por demais grato a vcs por alargarem meu pequeno conhecimento a respeito desse tão importante assunto, noto que a discussão ora acalorada foi paltada por tanto respeito e consideração ao "oponente" que me sinto feliz em estar aqui e aprender com vcs, profissionais com alto nível de educação. Sobre o site Rafael, agradeço , estarei pesquisando mais. Sobre o FIPECAFI eu já li sobre o Ativo Imoblizado e uma coisa que notei é que o detalhamento do Plano de Contas é completo para ele. Como não achava na net, busquei uma versão Impressa com o amigo chefe do depto de contabilidade aqui na empresa onde trabalho ( sou da TI rsrsrs), obrigado de novo pelas dicas.

Att.,

Bruce Wayne
Systems Analist
"Viste um homem diligente na sua obra? perante Reis será posto" Provérbios 22.29

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.