x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 7.948

Meu contador pode não estar sendo honesto comigo!

João Fernando Silva Greco

João Fernando Silva Greco

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 15:54

Caros

Venho aqui não na intenção de difamar ninguém, mas encontro-me numa situação um tanto quanto desesperadora, agravada pelo fato de eu ser leigo no assunto.

Eu acredito que meu contador não está sendo honesto comigo, não tomei nenhum providência legal ou nem mesmo fui ríspido com ele por conta de eu não ter certeza se há de fato algo errado.

Vou resumir a história.

Abri uma empresa junto de minha esposa, uma ME Simples, e como acontece com maioria das empresas no Brasil, não fui capaz de mantê-la e fechei a mesma no primeiro ano. Pedi para meu contador tratar disso para mim, acontece que esse processo vem se arrastando desde julho do ano passado, ele não liga para mim para me dar nenhum tipo de informação, sou sempre eu que ligo e ele sempre tem uma má notícia, desta vez ele veio me dizer que alguns processos relacionados ao fechamento de empresas mudaram e que existem casos que para se dar por encerrada por completo uma empresa, demoram 2 anos! Bem, ele não consegue ser claro comigo parte por conta de eu ser leigo no assunto e parte por conta de eu sentir que ele não está muito interessado em esclarecer-me por completo. Juntando isso com o fato de ele sempre ficar me cobrando valores a cada contado que fazemos. Eu paguei para ele 50% do valor acertado para fechar a empresa e aguardo o fim do processo para quitar os outros 50% do valor, mas ele fica de "conversinha", dizendo que o serviço dele foi concluído e que ele não pode esperar até que os órgãos governamentais tomem as providências para encerrar o processo e fazer constar como encerrada a minha empresa. Bem, não paguei a ele e não o farei antes de ter me inteirado sobre o assunto. Por isso venho recorrer a vocês, na esperança de encontrar alguns amigos que possam me esclarecer, me dar suas opiniões e tirar possíveis dúvidas.

Penso em contratar outra contabilidade para fazer uma auditoria nesse serviço prestado pelo atual contador, mas antes disso sinto-me no dever de entender melhor tudo o que está havendo.

Por favor, me ajudem.

João Fernando Silva Greco.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 17:42

João
Boa tarde


Os processos de encerramento no geral são morosos pois cada órgão, antes de encerrar, analisam a empresa para certificar de que não há débitos, irregularidades, etc.. que deixaram de ser exigidas se a empresa for encerrada.

De qq forma em cada órgão que ele der entrada os órgãos costumam protocolar o processo e informar das exigências.

Sugiro a leitura de uma matériapublicada pelo site Administradores resumindo os passos de encerrar uma empresa.

Certifique de que os passos estão sendo seguidos por esse contador e solicite a ele os documentos que comprovam.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

WOLIDAS COUTO

Wolidas Couto

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 26 março 2011 | 17:02

Boa Tarde João.

Vc mais que ningúem sabe se sua empresa possui débitos junto a Receita Federal, Estadual, Previdência, Prefeitura, etc.. Se vc tiver certeza que ñ, seu Contador esta te enrrolando meu amigo... É só fazer o distrato e protocolar a DBE de baixa... coisa de 3 meses no máximo.....

Abç..

CELINA GOMES

Celina Gomes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Sábado | 26 março 2011 | 19:46

João

Concordo com o Wolidas.
Verifique se os passos abaixo foram realizados:
1.Passo
Realizar o Distrato Social e registrar no orgão competente.
2.Passo
Executar o Cadastro Sincronizado pedindo a baixa da empresa.
3.Passo
DBE será disponibilizado e levado até a Receita Federal.
4.Passo
Se não houver nenhum débito a baixa será realizada.

Peça ao seu Contador, o comprovante de todos esses procedimentos, se existirem, ele fez o serviço, se não existirem ele está te enrolando, mas é um assunto de seu interesse, portanto voce pode ir até a Receita Federal e verificar se já foi solicitado a baixa de sua empresa.

Pode tembém verificar atraves do sitio da Receita a situação do CNPJ, se está ativo ou não.

Mas, amigo posso lhe dizer que é rapidinho que conseguimos abrir e registrar uma empresa em todas as esferas, porém, para a baixa definitiva realmente leva anos, até o orgão competente para fazer o distrato leva mais ou menos 30 anos.

Espero ter ajudado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 26 março 2011 | 21:50


Celina, boa noite.


para a baixa definitiva realmente leva anos, até o orgão competente para fazer o distrato leva mais ou menos 30 anos.


Acreditando que tenha se equivocado a respeito da postagem acima, interessante seria manisfestação complementar ou retificação ao exposto.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
João Fernando Silva Greco

João Fernando Silva Greco

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 16:13

Agradeço as respostas, concordo quando dizem que o interesse é todo meu, e vim aqui justamente para conseguir "armar-me" e buscar as informações necessárias, pois desejo fazer uma auditoria no serviço prestado por esse contador.

Celina, confesso que 30 anos é uma coisa que eu não consigo conceber.

Quanto a etapa do distrato social, bem corrijam-me se eu estiver errado, mas visto que minha empresa não possuía sócios, essa etapa o contador poderia pular, pois não?

Minha empresa não tem tem nenhum tipo de dívida.

Por favor, esclareçam-me o seguinte. É normal esse processo ter começado em Junho do ano passado e estar em aberto até agora Março de 2001. Sabendo que minha empresa não tem nenhum tipo de embaraço que poderia dificultar de alguma maneira?

WOLIDAS COUTO

Wolidas Couto

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 27 março 2011 | 19:09

João..

Como eu já disse e a nossa amiga celina colocou todos os passos para vc pedir os recibos para seu contador, ñ tem erro. se ele tiver os recibos pode esperar que este processo não é demorado. estou em mg e a junta comercial aqui é bem ágil. por se tratar de uma empresa individual ñ te isenta de protocolar o a baixa do seu contrato de empresário para depois baixar sua devidas inscrições.

Repito.....este processo é rápido.......se a empresa estiver regular é jogo rápido.....esta demora não é normal......

Espero ter sido claro..

saudações

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 09:28

João
Bom Dia


Se sua empresa foi aberta com sua esposa o documento de constituição foi o contrato social onde mencionava as condiçoes desta sociedade como capital social, local, participação dos socios etc..

Mesmo que tenha ficado sem movimento os socios devem assinar o documento de distrato onde será definido o que cada sócio assume na empresa (geralmente é feita a devolução do capital social).

Se vc ainda não assinou o distrato o seu processo oficialmente não começou, geralmente o contador que faz esse distrato só inicia efetivamente após ter a CND dos órgãos, pois após o registro do Distrato a empresa já deve entrar junto a RFB as obrigações acessorias vinculadas ao encerramento.


Heloisa Motoki

CELINA GOMES

Celina Gomes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 22:29

para a baixa definitiva realmente leva anos, até o orgão competente para fazer o distrato leva mais ou menos 30 anos.


Hugo,
Desculpas quiz dizer 30 dias.

João Fernando Silva Greco

João Fernando Silva Greco

Iniciante DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 22:36

Caros

Novamente agradeço a participação de todos, devo dizer que juntando algumas pontas tenho adquirido informações valiosas através dos amigos que me respondem.

Heloisa, aproveitando seu gancho, essa empresa ficou só no nome de minha esposa, minha participação nela não consta como sócio, no caso só minha esposa é a dona, meu nome ou CPF não constam em nenhum orgão.

Gente, para que eu possa fechar com chave de ouro esse tópico, o que me aconselham a fazer quando eu for conversar com ele? Documentos e comprovantes já foram descritos aqui, mas se alguém tiver mais alguma dica ou informação relevante, para que ele note que agora estou bem informado, ficarei imensamente grato.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 09:02

João
bom dia

Se a empresa ficou somente em nome de sua esposa o documento que irá comprovar a baixa será o "Requerimento de Empresário", que da mesma forma é registrada na jucesp.

Se a empresa estiver no Estado de São Paulo, vc pode fazer uma busca da ficha de breve relato no site da JUCESPpelo nome da empresa ou NIRE, neste documento consta todas as informações registradas no órgão desde a abertura.


Heloisa Motoki

CELINA GOMES

Celina Gomes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:59

Colegas,

Boa Tarde,

Aquí em Belém/PA, a JUCEPA, para distratar uma empresa, solicita a Certdão Negativa de todas as esferas.

A Receita para deferir o DBE, verifica a situação perante o INSS.

a SEFA e SEFIN, só da baixa se estiver tudo regular.

Aquí a JUCEPA em 3 dias dá a baixa.

Depois de informado o Cadastro Sincronizado a Receita leva em torno de 20 dias, informando aos órgãos competentes, para então liberar o DBE.

Foi o q aconteceu comigo, informei o Sincronizado dia 04/03 e foi deferido em 25/03, pela Receita, somente depois de informar aos orgãos Estadual e Municipal.

Celina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.