x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 513

Empresa de Transpotes

Anderson Cássio Freire Theodoro

Anderson Cássio Freire Theodoro

Iniciante DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 17:36

Boa Tarde,

Uma Grande dúvida.
Como que eu vo contabilizar uma empresa de transporte que apenas emite o CTe(ela não tem nenhuma caminhão no nome da empresa), apenas faz a intermediação. Todos os caminhões são de terceiros, mais o conhecimento sai no nome da empresa do meu cliente. Ele apenas recebe comissão.
Ex.: Meu cliente emite um conhecimento de R$ 4.000,00 de uma carga de 40.000 tl ele vai receber apenas comissão da carga e o valor do frete vai pro motorista.
Agora pergunto. Como eu faço o lançamento desse conhecimento. Eu gero o simples em cima dos R$ 4.000,00? Ou Meu cliente não pode emitir conhecimento assim? Essa empresa está vindo de outro escritório e precisa entender como funciona essa questão do CTe...

Desde já Agradeço!!!

Só um luzinhaaaa já ajuda muito.

Obrigado.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 18:18

Anderson, boa tarde.

O ramo de transportadora em alguns casos por mim vivenciados ( não generalizando) é muito complicado.

Muitas vêzes abro mão de ter em carteira, clientes deste segmento, pois o custo-benefício é maléfico para o profissional contábil e a durabilidade do contribuinte PJ, efêmera.

Muitas destas empresas constituem transportadoras somente para vender seguro das cargas (não estou dizendo que seja este o seu caso), e o conhecimento de frete torna-se simbólico.

Pena voce não ter mencionado o regime de tributação da empresa em questão.

De toda forma, se for do SN ou do LP, há de se reconhecer o faturamento bruto, o qual entendemos como o valor do frete destacado no conhecimento.

Se do lucro real, poderá deduzir o pagamento a terceiros, não se esquecendo dos encargos que isto acarretaria sobre os referidos pagamentos, o que em alguns casos, poderá confundir-se com o vínculo empregatício.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.