x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 4.341

Lançamento contábil

CLAIR INES JACOBS

Clair Ines Jacobs

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 14:34

Olá!

Gostaria q. me ajudassem a esclarecer a seguinte dúvida: Meu cliente vendeu um veículo a vista no mês de setembro/2010, o dinheiro entrou no banco, mas a entrega, ou seja, a transferencia no CRVA ainda não aconteceu. Como devo lançar na contabilidade? D=banco e C= Imobilizado/veículos? mesmo sem a transferência:

O inverso tambem aconteceu, comprou veiculo, deu entrada em dinheiro e o restante em cheques, mas transferencia ocorreu agora em 2011, e ainda está pagando. posso lançar D=Imobilizado/veiculos e C= Fornecedor a pagar? em 2010?

João Carlos Fonseca Sobral

João Carlos Fonseca Sobral

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 22:48

Clair

Se o seu cliente for emissor de NF o reconhecimento da Venda do Ativo será feito na mesma data da NF, se ele não for emitente de NF deverá emitir uma declarção de venda (com firma reconhecida de todos) e este de subsidiará no reconhecimento, alem do próprio documento de venda do veículo (CRVA) ser datado. Sobre o fato do documento ser transferido somente em 2011 é para o DETRAN do seu estado, contudo sugira a seu cliente que ele avise o DETRAN sobre esta operação.

Laurindo C. Fernandes

Laurindo C. Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 15:13

Clair,
Quanto à venda é isso mesmo: D- Banco e C- Ativo Imob./Veiculos de acordo com a data de emissão da NF. venda.
Quanto à compra lançaria em: D - Ativo Imob./Veículos e C - Banco (uma vez que já foi pago em cheques).
Depois vc. pode controlar os cheques ainda nao compensados através da conciliação bancaria.
Os CRVA devem ser providenciados junto ao DETRAN.

Laurindo Fernandes
Lilian Araujo

Lilian Araujo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 08:56

Bom dia,
Preciso de um ajuda para fazer provisão de IRPJ, PIS, COFINS, CSLL.

IRPJ é trimestral
D- IRPJ (CR)
C- CSLL (PC)
OBS: A empresa é lucro presumido e paga o imposto mensal, como procedo?

PIS é mensal
D- PIS (CR)
C- PIS (PC)

COFINS é mensal
D- COFINS (CR)
C- COFINS (PC)

CSLL é trimestral
D- CSLL (CR)
C- CSLL (PC)
OBS: A empresa paga é lucro presumido e paga o imposto mensal, como procedo?

E quando houver os 10% como procedo?

Esses lançamentos estão certos?

Obrigada, Aguardo retorno

kleber costa santos

Kleber Costa Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 21:41

Prezado,
Tenho uma duvida referente à contabilização do credito do ativo imobilizado. Sabemos que quando adquirimos um ativo para integrar o Ativo imobilizado da Empresa, o crédito do ICMS destacado em Nota Fiscal terá seu controle através do CIAP. Ou seja, o crédito deste ICMS será apropriado em 1/48 avos e considerando a proporção: (1 - Saídas Isentas e não Tributadas + Outras/ Total das Operações ou Prestações Realizadas). Atendendo a Lei Complementar 102/2000.
Duvidas:
1 ª Minha pergunta é! Como devo contabilizar o Crédito do ICMS do Imobilizado?
D – ICMS A RECOLHER (CONTA DE PASSIVO)
D – ICMS Não recuperável (CONTA DE RESULTADO)
C – ICMS A RECUPERAR (CRÉDITO DO ICMS S/ ATIVO IMOBILIZADO)
2ª Se a contabilização for conforme o 1º exemplo, Surge uma nova duvida! Este valor que irá para a conta de resultado, que não foi apropriado. Poderá ser deduzido do IR e CSSL? Se sim, Qual o embasamento legal?
3ª Então devo eu apropriar o ICMS conforme texto acima , e ao final de 1/48 avos emitir nota fiscal de estorno de débito cancelando o saldo do crédito não apropriado?
Desde já agradeço a disponibilidades de todos.

Laurindo C. Fernandes

Laurindo C. Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 11:11

Prezado Kleber,
A sua classificação contábil está correta, sim.
A parcela do ICMS não recuperável é dedutível do IRPJ e CSLL, se o bem adquirido for utilizado na produção ou comercialização.
A Nota Fiscal do seu 3. item, pode ser emitida para cada parcela que for tomando o crédito, no CFOP 1604.
Espero ter ajudado.
Abraço.

Laurindo Fernandes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.