x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.591

Contabilizar transf. de direitos e obrigações

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 2 abril 2011 | 12:11

Estou com a seguinte situação:
Uma empresa adquiriu um veiculo com financiamento bancario
Está assim na contabilidade:
Ativo - veiculos - 100.000,00
Passivo - financiamentos a pagar - 100.000,00
Essa empresa transferiu os direitos e obrigações referente a esse veiculo para outra empresa (contrato particular de cessao de direitos e obrigações), porem a obrigação perante o banco continua dela, pois não foi possivel transferir o financiamento para a outra empresa, sendo que a outra empresa vai reembolsar a ela os valores pagos mensalmente com o financiamento
Eu teria de criar uma conta no ativo para registrar o direito que a empresa tem do reembolso mensal dos valores pagos do financiamento, pois a empresa que assumiu os direitos e obrigações é que vai pagar as prestações.
Mas como eu faço isso, qual a contra partida?

Murillo Souza Curado

Murillo Souza Curado

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 14:09

Sim deve ser registrado no ativo, se houve o recebimento a contrapartida deve ser BANCO ou CAIXA, dependendo da maneira que é registrada a contabilidade da empresa.

Pois, houve pagamento do financiamento, se houve o pagamento o dinheiro saiu do caixa ou do banco. Após o pagamento teve o reembolso este dinheiro deve entrar no BANCO ou CAIXA da mesma forma que saiu.

Atenciosamente,

Murillo Souza Curado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.