x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.756

Escrituração Contabil Regular

Andrew Smith

Andrew Smith

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 21:00

Olá caros amigos do Fórum.

Contratei uma empresa construtora para a realização de uma obra em São Paulo, e esta empresa quer cobrar da minha empresa a carga tributária referente as notas fiscais de prestação de serviços emitidas por ela. Sendo assim, tenho a opção de pagar o valor dos impostos das notas, ou tenho a opção de aceitar um recibo dos serviços prestados.
Sei que a não emissão desta nota é sonegação de imposto, mas até onde entendo, este é um problema de sonegação da empresa contratada e não da minha.
Esta empresa apresentara as GFIPS dos funcionários devidamente registrados na CEI da minha obra, e também as folhas de pagamentos dos funcionários. A lei referente a retenção do INSS, diz claramente que o valor pago pode ser provado com nota fiscal, fatura ou recibo dos serviços prestados, mas ao mesmo tempo, para não cair no calculo de aferição indireta do INSS, preciso que minha empresa tenha escrituração contábil regular.
Então minha pergunta é: Se eu tiver esses recibos, extratos e um contrato declarando tudo o que sai da minha empresa, eu consigo manter a escrituração contábil regular da minha empresa mesmo sem as notas fiscais?

Agradeço desde já.
Andrew

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 11:05

Andrew
Bom Dia


Contabilmente vc até conseguirá registrar os fatos mas pela legislação tributária vc será co-responsavel pela irregularidade de seu fornecedor não ter emitido nota fiscal.

Sugiro que vc exija a nota fiscal dos serviços contratados pois com o inclusão de nota fiscal eletronica e escrituração contábil digital o fisco já tem acesso a todas as informações da empresa e saberá da irregularidade sem precisar fiscalizar fisicamente sua empresa.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Luiza Helena Martins

Luiza Helena Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 10:16

Bom dia, gostaria de saber como faço os lançamentos contabeis de gleba de lotes, pois tenho que fazer a contabilidade de um Empreendimento onde a terra foi dividida em lotes, agora tenho que desmenbrar esta terra em lotes e não sei como contabilizada cada um deles, ja que foram divididos em 232 lotes, alguem pode me ajudar.
obrigada
Luiza

Luiza Helena Martins

Luiza Helena Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 17:17

Na verdade eu gostaria de saber o seguinte: Em 2003 foi registrada a Nova Arcadas, com um Capital de R$9.000,00 referente glebas, so que foram divididos em 232 lotes, dei entrada no Ativo e no Passivo como Capital, agora eu quero transformar este lotes como Estoques p/ser vendidos, como faço o lançamento uma vez que, tenho que dividir em 232 lotes e como faço correção do valor para valor autal, uma vez que cada lote hoje tem sua correção, como posso fazer esse lançametos com valor de R$9.000,00 : 232=R$38,79, como faço para lançar valor atualizado, me desculpe se estou perguntando muito é claro se vc puder me ajudar.
obrigada
Luiza

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 00:58

Luiza
Boa Noite


Se esses imoveis estivem no ativo imobilizado vc deve transferir para o estoque (Credita Imobilizado e Debita Estoque), quanto as correções é preciso avaliar que tipo de correção foram definidas pois a legislação tributaria não permite corrigir o valor pela valorização do mercado, só podem ser agregados os valores de investimentos pois na venda vc irá apurar o ganho de capital considerando o valor vendido e o valor contábil.

O valor contábil, em regra, corresponde ao custo de aquisição, diminuído dos encargos de depreciação, amortização ou exaustão acumulados, se for o caso.



Heloisa Motoki

Luiza Helena Martins

Luiza Helena Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 16:57

Boa tarde,vou ter que formular as perguntas novamente porque as duvidas são muitas, ok
Meu cliente é proprietário de uma gleba de terra cujo o valor contabil e de R$9.000,00.
A empresa foi constituida atraves de cisão e seu Capital Social foi integralizado por uma gleba de terra oriunda dessa cisão pelo valor de R$9.000,00.
Ocorre que essa gleba foi parcelada em 232 lotes (loteamento)inclusive realizada a infra estrutura em parceria com uma empresa de Construção que receberá pelos serviços de infra estrutura 60% dos lotes.
Os lotes estão sendo colocado a venda pelo preço de R$50.000,00 cada um.
Na época da cisão não foi feita a reavaliação da gleba.
Gostaria de saber:
1-Como contabilizar esses lotes?
2-Como fazer a reavaliação para apurar o preço atual?
3-Como contabilizar os 60% em lotes para a Construtora?
4-Como apurar o custo de cada lote p/ apurar os imposto?
5-Quais impostos incidem na venda de lotes
6-Como pagar os impostos dos lotes vendidos?
7-Como Contablizar essas vendas e como lançar?
As minhas duvidas são muitas
obrigada
Luiza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.