x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.479

Daiany Suellen Baungartner

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:13

Boa Tarde,

Tenho um cliente que fez um emprestimo em 2009. Ele pagou, porem fez varias renegociações com esse Banco.
Estou encerrando o ano de 2010, e no meu Balanco esta que ele tem em aberto 50.000,00, porem no banco esta em aberto 100.000,00 por causas das renegociaçoes, juros e outras coisas que ele fez com o Banco.
Preciso lançar essa diferença, para assim o meu emprestimo ficar com o valor correto em aberto.
Porém não sei da onde irei debitar esse dinheiro.

Onde eu posso debitar esse dinheiro, para assim creditar na conta de emprestimo e arrumar o saldo em aberto ?

Porque ?

EDIVANIO COSTA

Edivanio Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:57

Boa Tarde!

Daiany,

É o seguinte, sabemos que efetuando qualquer tipo de emprestimo ao banco obviamente cobram uma taxa de juros em cima do valor, dai recebemos do banco um contrato onde há tudo sobre o emprestimo,valor da parcela, juros e a maneira a qual vai ser feito a quitaçao, se for debito em conta todos os meses vai haver o debito no extrato bancario referente ao emprestimo. seguindo exatamente o extrato saberemos quanto ele pagou de juros e encargos, que iram pra conta de JUROS PASSIVOS e ENCARGOS CONTRATUAIS e o restante do valor quitando o emprestimo, mas se nesse periodo foi feito renegociaçoes vai haver taxas de juros diferentes que podemos saber com o extrato se foram menores ou maiores, aconcelho que pegue todos os extratos e renegociaçoes para verificar por que tanta diferença, porem pelo que voce passou, vi que esse valor esta diferente por conta dos juros. Se essa diferença for juros vc pode esta fazendo assim:

D- EMPRESTIMO

C- BANCO - parcela emprestimo
C- JUROS/ENCARGOS CONTRATUAIS

Edivanio Costa,

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 15:08

Ele não tem os extratos das renegociações, e já é contabilizado o juros s/ emprestimo, separado do valor da quitação do emprestimo.

Porém teve essa diferença e eu não sei o que fazer com ela .

Ele não tem as documentações, e voram contabilizados separadamente os valores do juros e do emprestimo.

O que eu faço ???

EDIVANIO COSTA

Edivanio Costa

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 16:02

O emprestimo ja foi quitado?
se foi voce vai pegar o valor do emprestimo sem os juros e diminuir do valor pago final, dai o restante vai ser juros, caso nao tenha quitado é ideal ter o extrato para entender o que aconteceu e o banco se solicitado, com toda certeza ela disponibilizara todos os extratos de emprestimos e renegociaçoes, só há essas duas saídas.

Edivanio Costa,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.