x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.637

Lucros Acumulados

Anselmo

Anselmo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:02

O saldo de lucro/prejuizos Acumulados de acordo com a Lei 11.638/2007 não deverá apresentar saldo positivo.Para me adequar estou reclassificando essa conta e gostaria de saber qual procedimento devo adotar:
-Reclassificar para uma conta do PL "Reservas de Capital ou de Lucros "
-Reclassificar para uma conta do Passivo não Circulante " Lucros e Dividendos a Pagar"
Poderei utilizar esses saldos para distribuir lucros no final do exercicio???

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 13:51

Anselmo
boa tarde
na verdade nao é reclassificar ,a lei manda voce destinar o lucro.
se nao for destribuir o lucro voce devera lanca-lo em reservas
voce perguntou reservas de capital ou de lucros, veja:
" reserva de Capital: sao agios na emissao de acoes, a alienacao de partes beneficiarias e de bobus de subscricao" FIPECAFI
entao o lucro nao entra nessa reserva e sim em reservas de lucros, dentro da reserva de lucros existem subgrupos que sao: Reserva legal, Reserva estatutaria, reservas para contingencias, Reserva de lucros a realizar, Reserva de lucros para expansao, Reserva de incentivos fiscais e Reserva especial para dividendo obrigatorio nao distribuido
no meu caso eu usei a reserva de lucros a realizar, estude essas reservas e veja qual cabe mais no caso da sua empresa.
espero ter ajudado
abraços,
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Anselmo

Anselmo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 16:09

Boa Tarde Ana !!!

Eu tambem pensei em lançar em Reserva de Lucros a Realizar, mas essa conta poderá ser utilizada para distribuir os lucros nos proximos anos???, pois anteriormente eu tinha essa possibilidade de utilizar o resultado do periodo e o Lucro Acumulado para distribuição de lucros. Fiz uma consulta e me disseram que o melhor seria lançar em uma conta do Passivo não Circulante "Lucros/Dividendos a Pagar, mas seria correto tirar um valor que esta no PL e coloca-lo no PnC???Continuo em duvida, tem alguma sugestão????

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 11 abril 2011 | 16:48

boa tarde
Anselmo
estou fazendo um curso, onde o professor disse que deveremos enviar para o passivo quando temos a intencao de distribuir os lucros porem no momento do lancamento, por diversos motivos, nao o faremos de imediato, como por exemplo fechar o exercicio em dezembro com a previsao de ate marco distribuirmos os lucros, nao vejo problema de lancar em lucros a realizar e depois distribuir porem vou confirmar com o professor se os lucros acumulados, independente do ano a que se refere pode ser todo distribuido, depois te informo
abraços,
Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.