x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 799

Multa por pirataria como lançar?

Renata Fagundes

Renata Fagundes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 21:09

Boa Noite!!

Sou nova aqui no forum e já pesquisei bastante em assuntos anteriores mas não achei nada que pudesse me esclarecer.
Minha cliente foi multada por revender mercadoria pirata de uma marca famosa do mercado e a mesma entrou em acordo com os representantes da empresa um grupo de advogados e acordaram em ela, minha cliente pagar uma multa de 1.500,00, minha dúvida é de como fazer este lançamento na contabilidade? Devo criar uma conta no passivo para apropriar esta despesa? ela pagou esta multa em varias vezes.
Ficaria assim:
D multa ( CR)
C empresa de advogados ( PC)
Valor total da multa
Baixas:
D empresa de adv ( PC)
C Caixa ( AC)

Se alguém puder me ajudar, ficaria muito grata.
Obrigada
Renata

Fernando de Castro

Fernando de Castro

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 12 abril 2011 | 21:26

Renata, lembre-se que essa modalidade de multa deve ser lançada em uma conta de resultado não dedutível para IR e CSLL. Os lançamentos ficariam assim:


data da autuaçao:

D - despesas indedutiveis (CR) R$ 1.500,00
C - Obrigações a pagar (PC) R$ 1.500,00

Obs: como será pago em várias prestações deve sim ser provisionada a despesa no passivo circulante, se não tiver uma conta que você possa usar terá que criar sim.

E as baixas (data do pagamento):

D - Obrigações a pagar (PC)
C - Disponível (caixa/banco) (AC)

Bom é isso até mais!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.