x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.345

contabilização de lucros/prejuizos

Dalmir da Silva Catunda

Dalmir da Silva Catunda

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 10:31

Bom dia!

Gostaria de tirar uma dúvida ref a contabilização.

Tenho uma empresa, que no seu Patrimonio liquido possui um lucro acumulado de (C) R$ 425.539,63
Sendo que na conta de prujizos acumulados possui (D) R$ 175.261,36
Efetuei a compensação de Lucros do período de 30% do saldo do prejuizo, mais como posso ficar com lucros acumulado e prejuizos acumulados como posso baixar esse prejuizo com o lucro, existe essa possibilidade?

Também meu lucro acumulado esta acima do meu capital social, qual as providencias a serem tomadas?

Dalmir da Silva Catunda
Tecnico Contabil
Campinas
Cel: 93959426
Alexsandro Xavier Alves da Silva

Alexsandro Xavier Alves da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 11:03

Caro Dalmir, conforme a nova lei 11.638/09 não existirá saldos credores na conta lucros acumulados só os devedores.O primeiro passo a fazer e absorver esse prejuízo com os lucros acumulados,segundo passo e tranferir o saldo que ficar em lucros acumulados para reserva de lucros,ai se a reserva lucros tiver maior que seu capital social(o valor da reserva de lucros não pode ultrapassar o valor do capital social exceto as reservas para contigência e as de lucro a realizar) você pode distribuir lucros ou aumentar capital com a reserva de lucros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.