x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.223

Controle Ativo Imobilizado

Thiago Lucena

Thiago Lucena

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 13:41

Pessoal Boa tarde,

Trabalho em uma empresa que o ativo imobilizado dela é muito grande, a empresa é muito nova tb e estou pensando em fazer um programa de concientização,ou seja, demonstrar para as pessoas a importancia de vc cuidar do patrimonio e os benefícios que isso trara pra cada pessoa.
Alguém ja ja fez algo parecido?gostaria de algumas sugestões.

Abraços.

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 22:32

Boa Noite,,

Sim, minha sugestão seria você apurar um Inventário Patrimonial deste ativo, de forma detalhada e montar controles tipo: depreciação, custos de manutenção, variação (aumento/diminuição) do valor do mesmo, etc. A datação, cadastro e controle patrimonial é de muita vália para uma situação destas, pois a depredação e a apropriação são ações comuns, caso a empresa seja muito grande.

Att.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Gerlan Carioca

Gerlan Carioca

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 14:38

Olá Thiago,
Em agosto de 2010 fui contratado por uma empresa para fazer o controle patrimonial pois a mesma não tinha, ela comprou um programa especifico pra isso CAF da CM Soluções, eu fiz um levantamento em toda empresa de todos os bens, anotei manualmente em uma planilha e fui etiqetando com uma etiqueta de metal com o codigo de barras, foram quase 5 mil itens, depois peguei os arquivos das NF dos últimos 5 anos fui localizando a NF referente a cada bem, digitei tudo numa planilha no exel com uma formula que me dava o valor bem atualizado e depreciado, imprimi essa tabela e lançei tudo no sistema CAF que é integrado com a Contabilidade, como a empresa não tinha um controle eficiente do imobilizado deu uma diferença e ai antes de começar a rodar o CAF integrado com a contabilidade, tivemos que fazer ajustes na contabilidade e juntamos todo o documento feito para ter-mos rspaudo junto ao fisco. Cadastrei todos os Setores e cada um com um responsável pelos bens, eles tinham que estar sempre me informando qualquer acontecimento refente os bens, hoje a empresa sabe o que tem, onde estão, quantos foram danificados ou descartados, etc. Tem um controle total de todo o Ativo Imobilizado. O programa é bem completo, faz a depreciação mensal, faz qualquer tipo de baixa, ou seja faz todo o movimento relacionado ao Ativo Imobilizado e tudo integrado com a contabilidade. Todos os funcionários da empresa foram concientizados da importancia da preservaão do patrimonio da empresa, a medida que eu ia passando pelos setores ia informando aos funcionarios, e os gerentes dos setores foram reunidos e informado d como deveriam proceder.

Escrevi muito, mas espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços

Gerlan Carioca

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.