x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 9.453

Como contabilizar aluguel

CARLA ROUDINE

Carla Roudine

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 16 abril 2011 | 15:19

Gostaria de saber como proceder num lançamento de aluguel que a empresa recebe todos meses em depósito bancário na conta da empresa, mas o prédio está no nome do sócio. O valor do aluguel R$ 18.000,00!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 17 abril 2011 | 18:39

Carla
Boa tarde


É importante que seja verificado os motivos que a empresa esta recebendo o aluguel de propriedade do sócio e se a empresa ficará com o recurso ou repassará para o sócio.

Se empresa for ficar com o valor da forma descrita o Principio Contabil de Entidade (em que os bens dos sócios não se misturam com a sociedade) não estão sendo respeitados.

Entendo que se o imovel do sócio esta gerando receita o mesmo deveria ser oferecido a tributação da pessoa fisica


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

CARLA ROUDINE

Carla Roudine

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 08:57


Bom dia Heloisa

Está sendo recolhido o imposto na pessoa juridica como receita.

O sócio fez um contrato passando administração do imóvel para empresa.

A empresa tem atividade também de imóbiliária.

Eu não consigo e visualizar como irei fazer este lançamento contábeis já que o recurso ficara para empresa.

REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 09:38

Bom dia Senhores,

Estou com uma dúvida sobre Contabilização de Despesa de Aluguel:

Meu cliente mantém um contrato de aluguel com prazo de 48 meses, o contrato foi assinado no dia 20 de um determinado mês, e os pagamentos iniciaram-se nessa data, o que no popular se diz "paga para usar".

Minha dúvida é como irei contabilizar esse contrato, precisarei envolver a rubrica de Alugueis A Apropriar pelo valor anual à Alugueis A Pagar para ser baixada com os pagamentos mensais necessitando registrar o reconhecimento da despesa mensal ou, simplesmente, pelo pagamento contabilizo direto na despesa, haja visto que estou pagando dia 20 para usar até o dia 20 do mês seguinte?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.