x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 13.186

Demonstrações contábeis de acordo com a lei 11.638

Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 26 abril 2011 | 17:38

Caro Marcelo,

De uma forma bastante sintética:

Receita Bruta de Vendas
(Abatimentos)
Receita Líquida de Vendas
(CMV/CSP/CPV)
Lucro Bruto
(Desp. Operacionais)
Lucro Operacional
+/- Resultado não Operacional
+/- Resultado Financeiro
LAIR
(I.R.)
(C.S.L.L)
Lucro a Distribuir
(Participações)
(Dividendos)
Lucro Líquido

* Caso a empresa não distribua dividendos e/ou não dê prêmios de participações, considerar o "Lucro a Distribuir" como "Lucro Líquido".

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Marcelo Nascimento

Marcelo Nascimento

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 13:51

Muito obrigado, caro Daniel Portella.

Será que o senhor poderia me dá mais um ajuda?
A questão é a seguinte: os impostos, (iss, cofins e outros), eles entram em abatimentos ou em desp. operacionais? e a outra questão é: no programa que uso a c.s.l.l. e a i.r. entram junto com os tributos, mas o cliente quer que apareça no final da d.r.e. nos campos dps do lair.
Será que o senhor tem alguma solução para este caso?

Desde de já mais uma vez grato pela ajuda!!

Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 14:01

Boa tarde a todos,

Desculpem a minha intromissão mas quanto a resposta trazida pelo nosso colega Daniel, está correta, porém teve outras alterações que foi trazida pela MP 449/08 Convertida em lei pela Lei 11.941/2009, que alterou a lei 6.404/76.

Portanto como sita a Lei 6.404/76, no art. 187 inciso IV, a estrutura da DRE alterada pela lei 11.941/09, no lugar de

+/- Resultado não Operacional
citado pelo nosso colega Daniel, foi substituido por outras receitas e as outras despesas.

E quanto a pergunta feita pelo Regis, de acordo com a Lei 11.941/09, no art. 178 § 2° inciso III, a conta Prejuízos Acumulados, continua figurando no PL.

Sugiro que vocês se sigam a Lei 11.941/09, pois ela é a mais atual.

Base:
Lei 11.941/2009
Lei 11.638/2007
Lei 6.404/1976

Att.





Jailson Nascimento
Contador

Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 14:18

Desculpe de novo,

mas já que eu estou on-line, posso responder,

Só entrará nas deduções das receitas, os imposto que são calculados com base na receita ex: Simples Nacional, e os Impostos do Lucro Presumido.

Já depois do LAIR, só entrá o IRPJ e a CSLL, das empresas tributadas Com base no Lucro Real, pois esse dois tributos são calculados sobre o lucro ajustado pelas adições menos as exclusões menos compensações, mais conhecido como Lucro Tributável, Lucro Fiscal ou Lucro Real. Porém é só esses dois tributos que entrarão após o Lair, os demais como ISS, ICMS, PIS, Cofins. .., entram nas deduções da receita pois são calculados com base na receita bruta.


Att.

Jailson Nascimento
Contador

Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 14:37

Jailson,

Obrigado pelas ponderações sobre minha resposta que, de fato, estava em parte incorreta.

Abraço!

Daniel Portella

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Régis Augusto S. Lima

Régis Augusto S. Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 12:16

Boa tarde!
Prezados, tem alguma cláusula que possamos usa-la na alteração contratual na entrada de um sócio na sociedade e, o restringindo de direitos no patrimônio da empresa antes de sua admissão na entidade?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sábado | 28 julho 2012 | 15:44

Prezado Régis Augusto S. Lima:


Sua dúvida está postada na sala de "Contabilidade" e o nome deste tópico é "Demonstrações contábeis de acordo com a lei 11.638", o que em nada se comunica com este assunto apresentado por V. Sa.

Por favor, procure a sala de "Registro de Empresas".


Boa sorte

Nota:
Ao fazer a próxima postagem é muito importante verificar se ela está sendo exposta em tópico/sala adequados.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.