x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.781

Condominio são dedutiveis de imposto de renda

Tais Lopes do Prado

Tais Lopes do Prado

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 07:51

Estou apurando o IRPJ trimestral, de uma clinica médica que fica em um prédio, e tenho um valor que foi pago na despesa referente a pagamento do condomínio. Este valor ele é ou não dedutivel de Imposto de Renda de PJ?
Tem embasamento legal?

Taís Lopes do Prado
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 14:34

siteTais
Boa tarde


Sendo essa despesa do local sede da empresa é dedutivel e vc não deve somar ao lucro (fazer a adição do lucro contábil).

Segue orientação da RFB sobre o assunto publicado no site

Despesas Operacionais
335 - Qual o conceito de despesas operacionais?

São operacionais as despesas não computadas nos custos, necessárias à atividade da empresa e à manutenção da respectiva fonte produtora.

As despesas operacionais admitidas são as usuais ou normais no tipo de transações, operações ou atividades da empresa, entendendo-se como necessárias as pagas ou incorridas para a realização das transações ou operações exigidas pela atividade da empresa

(RIR/1999, art. 299 e seus §§ e PN CST no 32, de 1981).



Heloisa Motoki

Tais Lopes do Prado

Tais Lopes do Prado

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 15:00

Muito Obriada,
Heloisa tenho duvidas no fechamento, você pode me ajudar?
Estou fechando uma entidade APAE e ela tem que enviar um documento chamado de Utilidade Publica Federal, do qual pede uma nota explicativa sobre as gratuidades.
Como devo proceder, existe algum telefone que eu possa te ligar para maiores esclarecimentos.
N aguardo

Taís Lopes do Prado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.