x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 2.316

Compensação via Dacon

michelle santos

Michelle Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 4 maio 2011 | 10:23

Prezados Srs,

Bom dia! Tenho uma duvida e gostaria que me ajudassem.

Possuo um crédito que venho compensando via dacon o pis/cofins, lanço o mesmo em outras deduções - resumo contrib pis/cofins. No entanto, surge minha dúvida.

COMO OS DÉBITOS SERÃO BAIXADOS NA SRF?

Obrigada!

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Domingo | 8 maio 2011 | 11:45

Bom dia Michelle,


Se esse crédito é referente a retenção na fonte, é muito simples, quando você vai fazer sua DACON, você informa o CNPJ da pessoa que reteu seu PIS e sua COFINS correto? Dessa forma a SRF ficará sabendo como é que você pagou a parte do débito que você utilizou o crédito.





Att.
Eder Gomes

Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 10:33

E quando o valor da retenção mensal é superior ao valor devido no mês?

Ex. Uma única nota fiscal emitida no mês, mas X clientes pagaram por serviços oriundos de notas de meses anteriores.

Quando sobra um valor a compensar para meses subsequentes, aonde deve ser lançado na DACON? (Caso realmente deva ser lançado).

Quando eu utilizo efetivamente essa compensação de meses anteriores, qual campo de utilizar?



Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 13:43

Obrigado pela resposta Eder

Li no manual que era pra ser utilizado o campo "Outras Deduções" para informar as retenções de outras competências - regime cumulativo.
Mas fico na dúvida se devo informar na DACON anterior que ficou um valor x para ser compensado nos meses subsequentes.

michelle santos

Michelle Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 09:40

Desculpem minha ignorancia, mas continuo na dúvida.

Informo o CNPJ como citaram e lanço em outras deduções, no entanto, em se tratando de retificação na dacon de débito vencido que é compensado, tendo em vista que o valor é diferente do valor original do débito, como a receita toma ciencia de que minhas guias de pis e cofins foram compensadas?

Att.
Michelle

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 21:36

Boa Noite Michelle,

É o seguinte, no mês que ocorrer a retenção você deve informar na DACON, o referido saldo que foi retido correto? Apartir dai a receita já reconhece o crédito que você junta a ela (RFB), e você vai indicar o CNPJ da pessoa que reteu seu imposto. Certo? Daí em diante você demonstrará o valor que você for utilizando em valores retidos ou outras retenções quando for aproveitar em meses subsequentes.



Att.
Eder Gomes

michelle santos

Michelle Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 16:04

Muito obrigada Eder!

Eu entendi, mas não se trata de crédito de terceiros, ai está o x da questão, o crédito é próprio.

No caso de Regime Cumulativo, lanço da seguinte forma:

PIS - ficha 15A resumo - contribuição para pis/pasep, no campo 20 em outras deduções lanço o valor, ai no 21 o mesmo valor lançado aparece com o sinal negativo. Até aqui td ok!

Porém a dúvida é: Retifiquei uma DACON segui os passos acima descritos para compensação de pis, como a receita entende que o débito, aquela darf está quitada, uma vez q qdo lanço na DACON o valor já esta c multa e juros, como ela tem conhecimento que o pis referente aquele mes n esta em aberto?

Mais uma vez obrigada a todos!!!

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 21:14

Boa Noite Michelle,



Você deve ter feito uma DCOMP, correto? Caso positivo você deve interpretar a Per/Dcomp como se pagamento fosse. Portanto você irá colocar o valor do débito na sua DACON normalmente e informar a DCOMP, na DCTF.




Att.
Eder Gomes

michelle santos

Michelle Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 22:07

Sempre fiz compensaçao direto na DACON, mas nunca retificacao na DACON nesses casos, por isso a duvida de como a receita sabera q o debito foi quitado c o credito, uma vez q os valores sao diferentes dos originais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.