x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.962

Honorários Contábeis

Toribio

Toribio

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 19:05

Boa noite amigos.

Duvida de leigo:

Minha empresa foi efetivamente aberta no dia 10/04, paguei por esse serviço normalmente ao meu contador. Porém, mesmo a empresa não tendo movimentado nada (faturamento, empregados e etc) e não haver nenhum tipo de prestação de serviço por parte do escritório contábil, já que a empresa estava passando por adequações e reformas, já recebi um boleto com vencimento no dia 10/05 cobrando 100% dos honorários referentes ao mês de abril.

Assim pergunto: é justo isso? Essa é a prática de mercado?

Obs.: Apesar de manifestar interesse, ainda não assinei nenhum contrato de prestação de serviço com o tal escritório.

Desde já agradeço,

Toribio.

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 20:44

Boa noite Toribio,

O que é acordado está acordado, mas pelo jeito que você expos, não foi nada acordado. Vocês deveriam ter combinado antes, conversado independente de contrato.

Talvez ele esteja cobrando devido a responsabilidade que tem, independente da movimentação ou não, o contador é o responsável e responde civilmente suas práticas.

Eu normalmente converso e ajusto isso com meus clientes antes. Não existe uma prática de mercado, cada um cobra o que acha devido em suas responsabilidades.

Recomento que converse com seu contador e explique a situação, melhor assim do que não pagar e gerar desconforto entre as partes, pois, sua relação com o mesmo será de inteira confiança e longíqua.

Espero ter ajudado.

DIANE

Diane

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 22:27

Boa noite!

Tambem faço dessa forma,converso com meu cliente para chegarmos a um acordo,pois realmente pra vc não teve movimentação da empresa mas para o contador, apartir de quando sai o CNPJ já começa as obrigações de enviar para o estado,receita,municipio ...
Mas com certeza quando vc conversar com ele ,ele ira te entender...

obrigada

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 09:22

Toribio
Bom Dia


O contrato de prestação de serviços é obrigatorio entre o contador e o cliente, nele o contador deve informar das obrigações e deveres de cada uma das partes.

Normalmente a composição dos honorários é feita com base no volume de trabalho que sua empresa terá com ele, incluindo os fechamentos mensais de impostos, entrega de obrigações acessórias periodicas, emissão de livros, etc... Há escritorios que incluem as obrigações acessorias nos honorarios mensais, há quem cobre a parte cada obrigação, há quem cobre o 13º para cubrir tais trabalhista e há quem cobre os dois (13º e honorários a parte).

Conforme orientado pelos demais colegas, sugiro que vc mantenha contato com o seu contador para esclarecer a situação.


Heloisa Motoki

Célio Gomes da Silveira

Célio Gomes da Silveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 10:29

Toríbio,
Mesmo sem voces terem contrato assinado e sem haver movimentação alguma, sua empresa tem uma série de declarações que o contador terá que entregar.
Então, vale conversar com ele, e ajustar, mas as obrigações de sua empresa, serão prestadas, tendo movimentação ou não.

Um abraço!!!

Toribio

Toribio

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 11:17

Olá amigos, bom dia.

Obrigado pelas prontas respostas!

Conversei com meu contador e ele me esclareceu com relação as obrigações
de minha empresa mesmo essa não tendo movimentação.

Ele me ofereceu então um desconto de 30% nas duas primeiras mensalidades, o que pra mim foi de muito bom grado.

Como o contador, ou melhor, o filho dele é meu amigo, ficou uma situação meio constrangedora questionar a cobrança, mas como dizem: conversando tudo se resolve.

Abraços e mais uma vez obrigado pela ajuda.

Toribio

LUIZ RICARDO DE OLIVEIRA

Luiz Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 11:27

Bom dia Toribio!

Cabe a você analisar o contrato, e costatando que algumas cláusulas, estão com evidentes desvantagens, negociar com seu contador para não ser prejudicado, visto que sua empresa está em início das atividades.

Abraço...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.