x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.401

GLEICY VIEIRA SILVA

Gleicy Vieira Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 12:27

A empresa comprou um terreno e está construindo nele.Essa construção será usada como sede para uma filial ou uma outra empresa separada, ainda não foi decidido.O contrato está no nome da empresa que ainda não está funcionando, só que parte do terreno foi doado pela prefeitura da cidade e parte foi comprado parcelado.As verbas para compra de parte do terreno e para todos os gastos com a construção está saindo da nossa matriz.Como faço para contabilizar a compra do terreno e a parte do terreno que foi doada e os gastos com a construção?E depois tenho que fazer as transferências destes gastos e da compra para a futura empresa?

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 15:49

Gleicy, o dinheiro que está sainda da sua Matriz, vc contabiliza tudo em uma conta de Imoveis em Construção, depois de pronto o predio vc começa a fazer a depreciação, o correto seria tomar essa decisão de qual empresa iria usar o terreno antes de começar a contruir, porém sabemos como patrão é, depois de pronto o predio e for usado por uma nova empresa, poderá ser feito um contrato de aluguel, ou até mesmo a venda desse imovel para a nova empresa. Não deu para entender bem quando vc fala em que o contrato saiu em nome da empresa que ainda não está funcionando, esse contrato seria da aquisição do terreno? se a resposta for sim, verifica o contrato se não tem nada sobre outra empresa usar o terreno doado pela prefeitura para construção.

espero ter ajudado um pouco
Fábio

GLEICY VIEIRA SILVA

Gleicy Vieira Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 17:02

Obrigada Fábio já me ajudou muito. O contrato de doação e compra está no nome da nossa matriz.Eram 06 lotes e 04 deles foram doação e 02 foram comprados. E a construção vai ocupar esses 06 lotes.Eu não sei bem como contabilizar a compra dos lotes e a doação.Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.