x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.071

contabilizando venda efetuada em maquina cielo

marcos rodrigues

Marcos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 20:20

como deve proceder uma empresa recem criada cuja atividade é venda de assinatura de revistas, a firma faz a venda recebe o pagamento via cartao de credito, a venda é feita por telefone, ela recebe do cartao em seu nome e repassa para a distribuidora da revista uma parte da venda efetuada.
A emissao da sua nota fiscal é necessária ja que emitiu a venda por cartao de credito?
A contabilidade dessa entrada de receita como se procede?
nesse caso seria um serviço ou comercio?
alguem pode me confirmar essas duvidas?
grato, no aguardo
att
marcos

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 21:07

boa noite,
Se trata de uma atividade comercial, no entanto, está vendido uma mercadoria que não foi adquirida para revenda (acredito), ficando tal atividade qualificado como intermediação de negócios ou representação, sendo ambas impedidas de enquadramento no simples nacional, como se lê anexo 1 da resolução nº 6 do simples nacional. verifique o cnae 4618-4/03 - REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMÉRCIO DE JORNAIS, REVISTAS E OUTRAS PUBLICAÇÕES.
A nota fiscal a ser emitida será relativa à comissão que a empresa recebe da distribuidora pela venda das assinaturas.
Se o recebimento dessa assinatura ocorre na pessoa fisíca (dono da banca) está ferindo o princípio da entidade, pois está havendo mistura das pessoas física com jurídica. Se fosse na pessoa jurídica não teria problema, visto que teria o repasse da parte intermediada (distribuidora das revista).

Espero ter ajudado.

marcos rodrigues

Marcos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 15 maio 2011 | 12:16

grato pela atenção grancisco, infelismente temos pouco esclarecimento dos orgaos competentes, eles mesmo tem muitas duvidas na interpretação das leis. essa empresa tem como atividades os CNAEs : 4761-0/02 , 4761-0/01 , 4751-2/00 e 4789-0/99 todos eles enquadrados no simples. o problema maior que ainda nao consegui encaixar na minha compreensao é que ela faz somente a venda, tem um contrato com uma distribuidora, ela faz a venda para o cliente, recebe o pagamto atraves de cartao de credito efetuado na maquina cielo em nome dela tira sua comissao e repassa para a distribuidora o valor que lhe cabe, a distribuidora por sua conta entao entrega a revista ao cliente diretamente.
em relação as notas fiscais no caso serao de comercio e nao serviço, nao é?
feita a venda por cartao de credito, a empresa tem de emitir nota de venda ou a boleta do cartao substitui a NFe?
realmente estou meio confuso nesse caso.
veja se vc compreende isso com sua experiencia.
sou iniciante na profissão e nao tenho muita experiencia ainda.
abç
marcos do RJ

Cilene Silva

Cilene Silva

Bronze DIVISÃO 5, Agente Administrativo
há 12 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 09:42

om Dia

Caros colegas, gostaria de saber como faço a solicitação daMaquininha de Crédito ?

Outra coisa, é possivel meu cliente usar a maquininha pra pagar serviços?

Grata
Cilene

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.